Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022
Publicidade

Palmeiras tem invencibilidade contra brasileiros desde 2019 na Liberta

Naquela oportunidade, time caiu para o Grêmio, no Pacaembu; histórico de Abel é invicto e com títulos contra Santos e Flamengo

Futebol|Do Live Futebol BR


Gustavo Scarpa domina a bola durante a eliminação do Palmeiras para o Grêmio no Pacaembu
Gustavo Scarpa domina a bola durante a eliminação do Palmeiras para o Grêmio no Pacaembu

O Palmeiras entra em campo nesta quarta-feira (10), pela Libertadores, buscando manter um tabu positivo, além de avançar para semifinal, diante do Atlético-MG, às 21h30 (Brasília) no Allianz Parque. Afinal, desde 2019, o Verdão não é derrotado ou eliminado por um brasileiro na competição.

O algoz do Alviverde, à época, foi o Grêmio. Ainda dirigido por Luiz Felipe Scolari, a equipe palmeirense era tida como uma das favoritas ao título daquele ano e venceu no estádio dos gaúchos por 1 a 0, com gol de Gustavo Scarpa, em um chute de fora da área.

Na partida de volta das quartas de final, os gremistas precisariam vencer marcando pelo menos dois gols, em São Paulo. Em virtude da agenda de shows do Allianz Parque, o Palmeiras 'mandou' o jogo no Pacaembu e acabou derrotado e eliminado, de virada, por 2 a 1. Logo depois, Felipão foi demitido do cargo.

Leia também

Nova era

Publicidade
Abel Ferreira ergue taça da Libertadores 2020
Abel Ferreira ergue taça da Libertadores 2020

Abel Ferreira, por exemplo, desde que chegou, superou todos os duelos contra os compatriotas. Sendo que foram duas finais conquistadas. Uma realizada no Maracanã, diante do Santos, com um gol nos acréscimos do atacante Breno Lopes e dando o bicampeonato ao Alviverde.

Posteriormente, o rival foi o Flamengo, no estádio Centenário de Montevidéu, no Uruguai. O herói da conquista foi o centrovante Deyverson, que se beneficiou de uma falha do meio-campo Andreas Pereira, na prorrogação, e anotou 2 a 1 em favor do Palmeiras, que garantiu o tri da Libertadores. O título igualou o feito do bi consecutivo do rival São Paulo, nos anos 90, sob o comando de Telê Santana, referência de Abel.

Publicidade

Em 2020, o único brasileiro rival na campanha foi o Santos, que fez o Clássico da Saudade no Rio de Janeiro. No ano seguinte, a caminhada do tricampeoanto Alviverde contou com outro confronto regional. O Verdão pegou o São Paulo, que jamais tinha sido superado na competição em três duelos eliminatórios: 1994, 2005 e 2006.

Mas desta vez foi diferente. Depois de empatar no Morumbi, por 1 a 1, pela ida das quartas de final da Libertadores, o Palmeiras recebeu o Tricolor Paulista para superar esse fantasma e festejou a classificação com um 3 a 0 dominante no Allianz Parque. Na próxima fase, pegou o Galo e passou pelos atleticanos pelos critérios de desempate, após dois empates.

Publicidade

Em 2022, reservou mais um Verdão e Atlético-MG. Dessa forma, o tabu palmeirense será posto a prova diante dos mineiros, que na temporada passada caíram no Mineirão. Porém, pela melhor campanha da história da primeira fase, o time de Abel Ferreira vai pegar o de Cuca no Allianz Parque, em jogo sem vantagem para ninguém, após o Alviverde buscar o empate, nos minutos finais, em Belo Horizonte. Se a igualdade persistir, a decisão será nas penalidades máximas.

Longe da Europa, craques apostam em vitrine alternativa para jogar Copa do Mundo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.