Com golaço de Scarpa, Palmeiras vence o Grêmio em Porto Alegre
Alviverde leva a melhor no jogo de ida das quartas de final da Libertadores e fica próximo da classificação. Felipe Melo foi expulso no segundo tempo
O Palmeiras conquistou um ótimo resultado jogando fora de casa e encaminhou a vaga nas semifinais da Copa Libertadores. Nesta terça-feira (20), em Porto Alegre, o Verdão mostrou personalidade e derrotou o Grêmio por 1 a 0. O meia-atacante Gustavo Scarpa anotou o gol no primeiro tempo. Apesar da expulsão de Felipe Melo na etapa final, os visitantes conseguiram segurar o resultado.
Com a vitória, a equipe comandada por Luiz Felipe Scolari pode até empatar no jogo de volta das quartas de final, na próxima terça-feira (27), no Pacaembu. A partida não será disputada no Allianz Parque por causa dos shows da dupla Sandy e Junior no estádio.
Antes do duelo decisivo, o Grêmio enfrenta o Athletico-PR, no sábado (24), pelo Campeonato Brasileiro. Já o Palmeiras terá uma semana livre para trabalhar. O jogo contra o Fluminense, válido pela 16ª rodada do nacional, foi adiado para setembro.
Após um início de partida estudado, o Grêmio criou o primeiro lance de perigo com Jean Pyerre. O meio-campista recebeu passe de Everton, arriscou de fora da área e quase acertou o gol defendido por Weverton.
Bem postado na marcação, o Palmeiras evitou outras investidas do Tricolor gaúcho no campo de ataque e aproveitou uma jogada de bola parada para abrir o placar, aos 30 minutos. Dudu ajeitou e Gustavo Scarpa soltou a bomba de longe. A bola ainda bateu no travessão antes de entrar no gol: 1 a 0.
Apesar da vantagem no placar, o Alviverde começou o segundo tempo buscando o ataque e criou uma ótima chance para ampliar. Marcos Rocha levantou a bola na área em cobrança de lateral, Dudu desviou de cabeça e o goleiro Paulo Vitor fez uma grande defesa.
Insatisfeito com o desempenho do time, Renato Gaúcho sacou o atacante André e promoveu a entrada do centroavante Diego Tardeli. Apesar da mudança, o Grêmio seguiu sem levar perigo no ataque e quase sofreu o segundo gol. Dudu acertou um chute na trave.
Na sequência, aos 31 minutos, Felipe levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. Mesmo com um jogador a mais, o Tricolor gaúcho não conseguiu furar o bloqueio e terminou o jogo derrotado.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 0 X 1 PALMEIRAS
Estádio: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 20/8/2019, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Patricio Lostau (ARG)
Assistentes: Juan Belatti (ARG) e Diego Bonfa (ARG)
Árbitro de vídeo: Mauro Vigliano (ARG)
Público/renda: 44.967 pagantes/R$ 2.686.970,00
Cartões amarelos: Kannemann (GRE) e Felipe Melo, Thiago Santos (PAL)
Cartão vermelho: Felipe Melo (PAL)
GOL: Gustavo Scarpa 30'/1ºT
GRÊMIO: Paulo Victor, Leonardo, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez (Juninho Capixaba 17'/1ºT); Maicon e Matheus Henrique; Alisson (Luciano 30'/2ºT), Jean Pyerre e Everton; André (Diego Tardelli 12'/2ºT). Técnico: Renato Gaúcho.
PALMEIRAS: Weverton, Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Gustavo Scarpa (Raphael Veiga 20'/2ºT); Willian (Thiago Santos 33'/2ºT), Dudu e Luiz Adriano (Carlos Eduardo 28'/2ºT). Técnico: Luiz Felipe Scolari.