Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Campeonato Paulista - NO REFRESH

Experiência e liderança: Marcos Rocha encara seu 11º dérbi

Lateral-direito está no Palmeiras há quatro anos e já enfrentou o Corinthians dez vezes; nesta quinta, reencontra rival no Allianz

Campeonato Paulista|Do Live Futebol BR

Marcos Rocha comemora gol marcado diante da Universidad Católica (Chile), pela Libertadores
Marcos Rocha comemora gol marcado diante da Universidad Católica (Chile), pela Libertadores

OPalmeiras enfrentará o Corinthians no Allianz Parque, às 20h30 desta quinta-feira (17), tendo a melhor defesa do Campeonato Paulista, com apenas um gol sofrido. E um dos pilares desta solidez defensiva é o lateral-direito Marcos Rocha, que tem 606 desarmes desde que chegou ao clube, com 22 assistências e mais de 1.040 bolas recuperadas.

Desde que chegou ao Verdão, em 2018, Rocha já acumula dez clássicos contra o Timão e saiu vencedor em apenas duas oportunidades. Foram outros cinco empates e três derrotas.

O lateral vestiu a camisa alviverde ainda por empréstimo do Atlético-MG após uma troca que envolveu o atacante Róger Guedes, hoje no Corinthians, e com dúvidas da torcida sobre a qualidade do seu futebol.

Leia também

Mas as atuações do lateral-direito garantiram que seu passe fosse comprado em definitivo ainda em 2019, por R$ 8 milhões. No ano seguinte, ele se firmou como um dos pilares da defesa palmeirense, mesmo que ainda revezando com Mayke, companheiro de posição.


Experiência e eficiência

Um dos grandes trunfos para Marcos Rocha se tornar peça importante da engrenagem alviverde é que ele atende à expectativa do técnico Abel Ferreira dentro de campo, tanto alternando funções táticas conforme a necessidade da partida, quanto sendo um líder do grupo. Por essas e outras, o comandante português já deu o aval para a diretoria renovar seu vínculo, que termina em dezembro.


Aos 33 anos, o camisa 2 palmeirense já ganhou seis títulos no clube: uma Recopa Sul-Americana, duas Libertadores, uma Copa do Brasil, um Paulistão e um Brasileirão. Além disso, já é o 10º lateral que mais jogou no Palmeiras, ultrapassando Roberto Carlos, pentacampeão em 2002.

Em campo, Marcos Rocha demonstra regularidade. Nos últimos cinco anos, ninguém roubou mais a bola dos adversários na Libertadores do que ele: são 111 desarmes, entre 2017 e 2021. Nesse período, o Palmeiras foi semifinalista três vezes e ganhou um bicampeonato consecutivo, contra Santos e Flamengo.


Defesa desfalcada

Com apenas um gol sofrido em dez jogos, o setor defensivo do Palmeiras montado por Abel Ferreira faz jus ao hino do clube — afinal, só o São Bernardo furou a defesa que ninguém passa. Mas o Verdão terá problemas para montar o setor na fase final do Paulistão.

Com as convocações de Weverton (Brasil), Gustavo Gómez (Paraguai) e Kuscevic (Chile) e a provável ida de Piquerez (Uruguai) para disputar os dois últimos jogos das Eliminatórias para Copa do Mundo, Marcos Rocha será o único titular disponível a partir das quartas de final do estadual.

Isso porque o lateral-direito Mayke se lesionou na vitória contra o Santos e o zagueiro Luan segue tratando a lesão muscular na coxa esquerda. Dessa forma, Abel Ferreira só terá à disposição no mata-mata inicial os zagueiros reservas Murilo e Renan, além do lateral-esquerdo Jorge.

Relembre os jogos com mais gols no Paulistão 2022

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.