Campeonato Paulista Experiência e liderança: Marcos Rocha encara seu 11º dérbi

Experiência e liderança: Marcos Rocha encara seu 11º dérbi

Lateral-direito está no Palmeiras há quatro anos e já enfrentou o Corinthians dez vezes; nesta quinta, reencontra rival no Allianz

Marcos Rocha comemora gol marcado diante da Universidad Católica (Chile), pela Libertadores

Marcos Rocha comemora gol marcado diante da Universidad Católica (Chile), pela Libertadores

CESAR GRECO/SITE OFICIAL DO PALMEIRAS

O Palmeiras enfrentará o Corinthians no Allianz Parque, às 20h30 desta quinta-feira (17), tendo a melhor defesa do Campeonato Paulista, com apenas um gol sofrido. E um dos pilares desta solidez defensiva é o lateral-direito Marcos Rocha, que tem 606 desarmes desde que chegou ao clube, com 22 assistências e mais de 1.040 bolas recuperadas.

Desde que chegou ao Verdão, em 2018, Rocha já acumula dez clássicos contra o Timão e saiu vencedor em apenas duas oportunidades. Foram outros cinco empates e três derrotas.

O lateral vestiu a camisa alviverde ainda por empréstimo do Atlético-MG após uma troca que envolveu o atacante Róger Guedes, hoje no Corinthians, e com dúvidas da torcida sobre a qualidade do seu futebol.

Mas as atuações do lateral-direito garantiram que seu passe fosse comprado em definitivo ainda em 2019, por R$ 8 milhões. No ano seguinte, ele se firmou como um dos pilares da defesa palmeirense, mesmo que ainda revezando com Mayke, companheiro de posição.

Experiência e eficiência
Um dos grandes trunfos para Marcos Rocha se tornar peça importante da engrenagem alviverde é que ele atende à expectativa do técnico Abel Ferreira dentro de campo, tanto alternando funções táticas conforme a necessidade da partida, quanto sendo um líder do grupo. Por essas e outras, o comandante português já deu o aval para a diretoria renovar seu vínculo, que termina em dezembro.

Aos 33 anos, o camisa 2 palmeirense já ganhou seis títulos no clube: uma Recopa Sul-Americana, duas Libertadores, uma Copa do Brasil, um Paulistão e um Brasileirão. Além disso, já é o 10º lateral que mais jogou no Palmeiras, ultrapassando Roberto Carlos, pentacampeão em 2002.

Em campo, Marcos Rocha demonstra regularidade. Nos últimos cinco anos, ninguém roubou mais a bola dos adversários na Libertadores do que ele: são 111 desarmes, entre 2017 e 2021. Nesse período, o Palmeiras foi semifinalista três vezes e ganhou um bicampeonato consecutivo, contra Santos e Flamengo.

Defesa desfalcada

Com apenas um gol sofrido em dez jogos, o setor defensivo do Palmeiras montado por Abel Ferreira faz jus ao hino do clube — afinal, só o São Bernardo furou a defesa que ninguém passa. Mas o Verdão terá problemas para montar o setor na fase final do Paulistão.

Com as convocações de Weverton (Brasil), Gustavo Gómez (Paraguai) e Kuscevic (Chile) e a provável ida de Piquerez (Uruguai) para disputar os dois últimos jogos das Eliminatórias para Copa do Mundo, Marcos Rocha será o único titular disponível a partir das quartas de final do estadual.

Isso porque o lateral-direito Mayke se lesionou na vitória contra o Santos e o zagueiro Luan segue tratando a lesão muscular na coxa esquerda. Dessa forma, Abel Ferreira só terá à disposição no mata-mata inicial os zagueiros reservas Murilo e Renan, além do lateral-esquerdo Jorge.

Relembre os jogos com mais gols no Paulistão 2022

Últimas