Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Abel Ferreira vira máquina de quebrar tabus pelo Palmeiras

Verdão derrubou marcas de mais de 40 anos sob seu comando; clube lidera o Brasileirão e é o atual bicampeão da Libertadores

Futebol|Do Live Futebol BR

Abel Ferreira observa a equipe do Palmeiras na vitória sobre o Coritiba no Couto Pereira
Abel Ferreira observa a equipe do Palmeiras na vitória sobre o Coritiba no Couto Pereira

O Palmeiras treinado por Abel Ferreira vem acumulando recordes e quebrando tabus históricos desde sua chegada em 2020. Ele já tem cinco títulos em nove finais disputadas.

A mais recente vitória, que não acontecia há anos, foi no Couto Pereira. Isso porque o Alviverde não vencia como visitante desde 1997, quando ganhou pela Copa do Brasil. Pelo Brasileirão, o tempo era maior: 1989. No último domingo (12), triunfo por 2 a 0, com gols de Dudu e Rony.

Os outros tabus recentes quebrados envolveram o São Paulo. Em 2021, depois de disputarem a final do Paulistão e o Tricolor levar a melhor, as equipes se encontraram nas quartas de final da Libertadores e o Palmeiras jamais tinha eliminado o rival. Desta vez, com Abel Ferreira na beira do campo, o final foi diferente de 1974, 1994, 2005 e 2006.

Já em 2022, o Verdão, venceu no Morumbi na primeira fase do estadual, por 1 a 0, e quebrou um tabu de 25 anos sem vencer no estádio do rival pelo torneio. Sem contar que, enfim, o Alviverde conseguiu ganhar uma final direta contra a equipe são-paulina, após as derrotas em 1992 e 2021.


Além disso, voltou a ganhar em Fortaleza, diante do Ceará, após 24 anos, no Campeonato Brasileiro de 2021. Também havia passado 12 anos desde o último triunfo do Palmeiras contra o Santos, na Vila Belmiro, pela competição nacional. A equipe ganhou esse ano com gol de Gustavo Gómez e um pênalti perdido de Raphael Veiga depois de 24 acertos consecutivos.

Sob o comando de Abel, o Verdão ganhou seu primeiro Paulistão sem ter Vanderlei Luxemburgo no banco de reservas após 46 anos. Aliás, a conquista do regional colocou no currículo do português ser o primeiro no clube a ganhar um título internacional e nacional.


O treinador do Palmeiras conseguiu a façanha de faturar duas Libertadores seguidas após mais de 20 anos, quando Carlos Bianchi, com o Boca Juniors, da Argentina, conquistou o torneio sul-americano em 2000 e 2001, além de igualar o ídolo Telê Santana, de 92 e 93, com o São Paulo.

Em 2022, Abel Ferreira teve o melhor ataque (25), a melhor defesa (3) e a maior campanha da história da primeira fase do maior torneio internacional do continente e decidirá até a semifinal no Allianz Parque. Enquanto isso, liderou nessas estatísticas no Paulistão e vai liderando no Brasileirão.


Leia também

Por fim, pensando em dérbis contra o Corinthians, nos últimos 43 disputados, só houve um placar de 3 a 0, na Arena Barueri, em abril, e uma goleada por 4 a 0, no Alllianz Parque, depois de 17 anos repetindo esse resultado, em janeiro de 2021, foi com o português na área técnica.

Austrália vence Peru nos pênaltis e conquista penúltima vaga para Copa do Mundo

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.