Campeonato Paulista Abel Ferreira pode ser o 1º europeu campeão do Paulista após 65 anos

Abel Ferreira pode ser o 1º europeu campeão do Paulista após 65 anos

Palmeiras e São Paulo são os únicos times que foram campeões no estadual com técnicos nascidos na Europa. Record TV transmite a final

Abel Ferreira observa o Palmeiras contra o Defensa Y Justicia (Argentina) na Libertadores 2021

Abel Ferreira observa o Palmeiras contra o Defensa Y Justicia (Argentina) na Libertadores 2021

CESAR GRECO/SITE OFICIAL DO PALMEIRAS (04.05.2021)

Técnico do Palmeiras, Abel Ferreira busca neste domingo (3), no Allianz Parque, diante do São Paulo, ser o primeiro europeu campeão paulista depois de 65 anos. Coincidentemente, o último a levantar a taça treinava o Tricolor: o húngaro Béla Guttmann, que comandou o time do Morumbi na campanha de 1957. 

Finalistas do Paulistão 2022, Palmeiras e São Paulo são os únicos times a levantar a taça estadual com treinadores nascidos no velho continente. Neste domingo, a partir das 16h, no Allianz Parque, o Verdão tenta reverter a vantagem conquistada pelo Tricolor no jogo de ida, com os 3 a 1 no Morumbi. O duelo terá transmissão da Record TV, do R7 e do Playplus.

Abel Ferreira terá que tirar uma vantagem de dois gols para chegar ao título que já escapou em 2021. O time comandado pelo técnico português caiu na decisão contra o mesmo São Paulo, que, na ocasião, era treinado por outro estrangeiro, o argentino Hernán Crespo.

Se vencer, Abel será o quarto técnico europeu e o segundo de Portugal a levantar a taça do estadual mais equilibrado do Brasil. Os demais nascidos na Europa foram: o húngaro Béla Guttmann, o italiano Caetano de Domenico e o português Joreca. Além disso, ele será o primeiro campeão pelo Palmeiras desde 1976 que não Vanderlei Luxemburgo. Em 76, o Alviverde era comandado por Olegário Tolói de Oliveira, o Dudu. Depois, em todas as conquistas de Paulista, Luxemburgo era o treinador.

Confira os títulos de Paulista com europeus no comando dos times:
1957 - São Paulo campeão por pontos corridos (Béla Guttmann - Hungria)
1946 - São Paulo campeão por pontos corridos (Joreca - Portugal)
1945 - São Paulo campeão por pontos corridos (Joreca - Portugal)
1943 - São Paulo campeão por pontos corridos (Joreca - Portugal)
1940 - Palmeiras campeão por pontos corridos (Caetano Domenico - Itália)

Reencontro após 6 a 0 e mão na bola salvadora: as curiosidades dos grupos da Copa do Mundo de 2022

Últimas