Palmeiras aproveita sucesso nas redes para gerar novas receitas
Engajamento do torcedor nas plataformas digitais atrai patrocinadores. Em 2018, clube alviverde foi top 10 em visualizações de vídeos no mundo
Fora de Jogo|Cesar Sacheto, do R7
A paixão do torcedor e o sucesso dentro de campo - impulsionado pelos recursos financeiros injetados por uma patrocinadora forte - fazem do Palmeiras um dos clubes mais ricos do Brasil. Tais circunstâncias também têm motivado o crescimento da marca nas plataformas digitais do decacampeão brasileiro.
Leia também
Luvas por renovação com a Crefisa serão pagas à vista ao Palmeiras
Palmeiras renovará com a Crefisa e pode receber R$ 400 mi em três anos
MP vê culpa de torcida da Ponte Preta por briga com palmeirenses
Recuperado, Felipão esboça Verdão que deve enfrentar Botafogo-SP
COSME RÍMOLI: Palmeiras festeja. O maior patrocínio da história do Brasil
O departamento de marketing do time alviverde está aproveitando o aumento do número de seguidores na web para buscar projetos que gerem novas fontes de patrocínios e recursos para o clube.
Curta a página do R7 Esportes no Facebook
Em 2018, a TV Palmeiras, criada há cinco anos, atingiu a marca de 1 milhão de inscritos no YouTube. O clube também bateu um recorde ao alcançar 55,2 milhões de visualizações, resultado que o colocou dentro do top 10 mundial - único da lista fora da Europa - em número de vídeos vistos.
O primeiro colocado da lista é o Barcelona (271 milhões de visualizaões), seguido de Liverpool, Real Madrid, Manchester United, PSG, Juventus, Manchester City, Bayern de Munique e Arsenal.
"As entregas digitais fazem parte de quase 100% dos contratos de patrocínio. Temos algumas marcas que não possuem nenhuma propriedade física, apenas entregas em redes sociais e mídias digitais. Já podemos dizer que hoje os canais digitais do Palmeiras são uma fonte importante de receita do clube", enfatizou Roberto Trinas, diretor de marketing do Palmeiras, em entrevista ao R7, sem divulgar números.
Roberto Trinas garantiu que os planos da diretoria são de expandir o volume de conteúdos digitais e exclusivos, especialmente o material produzido pela TV Palmeiras. Segundo ele, a ideia é aproximar cada vez mais o torcedor do clube.
"Hoje, temos a TV Palmeiras PLAY, a plataforma de streaming que é um braço da TV Palmeiras, um canal exclusivo para o sócio Avanti [programa de sócio-torcedor do time]. Ela hospeda nossos principais documentários e filmes sobre o Palmeiras", completou o executivo.
Veja mais: Borja se torna o 9º maior artilheiro do Palmeiras neste século
Redes Sociais
De acordo com dados do Ibope Repucom, o Palmeiras superou os 10 milhões de seguidores nas redes sociais em janeiro de 2019. A agremiação é a quarta colocada no ranking digital dos clubes brasileiros, atrás de Flamengo (21,3 milhões), Corinthians (21 milhões) e São Paulo (13,6 milhões).
O diretor de marketing do Palmeiras, Roberto Trinas, frisou que o clube elabora estratégias diferentes para atrair os seguidores em cada uma das plataformas.
"No Facebook, conseguimos segmentar o conteúdo para uma base específica, levando o assunto certo para o público certo. No Twitter, atuamos com conteúdos em tempo real, buscando sempre entregar a informação o mais rápido possível para o torcedor. Já no Instagram, buscamos sempre inspirar o torcedor com fotos que transmitam a paixão pelo Palmeiras", explicou.
A utilização de campanhas e slogans são outras formas de engajar o torcedor palmeirense nos temas divulgados escolhidos pelo clube para divulgação nas redes sociais.
"Desde artes com o #PalmeirasCollab até fotos da família reunida através da hashtag #FamíliaPalmeiras. Ainda é possível mostrar o amor pelo Palmeiras pelo mundo. Publicamos imagens de torcedores viajando pelo mundo com a camisa do Verdão através da hashtag #PassaporteVerde. Por último, e não menos importante, a nossa estratégia no YouTube [TV Palmeiras] é entregar a notícia em vídeo", destacou Roberto Trinas.
"Também temos conteúdos exclusivos dos locais onde as emissoras não têm acesso, mostramos o que acontece no vestiário, nas concentrações e coletivas ao vivo e, quando possível, até transmissões de jogos e treinos", complementou o diretor da área de marketing do Palmeiras.
Copa América e muito mais! Confira aqui o calendário esportivo de 2019: