Borja se torna o 9º maior artilheiro do Palmeiras neste século
Colombiano começou o ano marcando no Paulistão
Lance|Do R7
Artilheiro do último Paulistão, Borja iniciou o Estadual 2019 marcando mais uma vez. Autor do gol único do Palmeiras no empate em 1 a 1 com o Red Bull Brasil, o centroavante se tornou o 9º maior goleador do clube neste século, empatando com Barcos, Muñoz e Marcos Assunção.
No Alviverde desde 2017, o colombiano marcou dez vezes em seu primeiro ano e dobrou a marca na última temporada. Agora, em 2019, o camisa 9 inicia com o pé direito, chegando a 31 tentos em 88 jogos pelo time. Confira o top 10:
1º - DUDU - 55 GOLS
Dudu se tornou ídolo no Palmeiras (Divulgação)
Principal referência do atual elenco do Palmeiras, Dudu é também o maior goleador do clube neste século. No clube desde 2015, o atacante já balançou as redes 55 vezes em 224 partidas.
O curioso é que, na carreira, o jogador tem apenas 68 gols marcados, mesmo tendo defendido também as camisas de Cruzeiro, Coritiba, Dínamo de Kiev, Grêmio e Seleção Brasileira.
2º - VÁGNER LOVE - 54 GOLS
(Foto:Miguel Schincariol/Lancepress)
Revelado nas categorias de base do Palmeiras, Vágner Love liderou o ranking dos artilheiros do clube neste século até o fim de 2018, quando acabou superado por Dudu. Na média, porém, ainda supera o atual camisa 7.
Atualmente jogando na Turquia, Love disputou 78 partidas em duas passagens pelo Alviverde - 2002/2004 e 2009 - e balançou as redes em 54 oportunidades.
3º - VALDÍVIA - 41 GOLS
Valdívia é um dos ídolos da história recente (Lancepress!)
Mesmo não sendo um grande artilheiro, Valdívia marcou seus gols pelo Palmeiras. Bicampeão da Copa do Brasil com o clube, levantando a taça em 2012 e 2015, o chileno estufou as redes 41 vezes.
Em duas passagens pelo Alviverde - de 2006 a 2008 e de 2010 a 2015 -, o Mago entrou em campo 241 vezes. Entre os estrangeiros, é o que mais vezes marcou com a camisa do time neste século.
4º - KLEBER GLADIADOR - 40 GOLS
(Foto: Divulgação)
Outro jogador que viveu altos e baixos com a camisa do Palmeiras foi Kleber Gladiador. Temperamental e explosivo, o jogador marcou 40 gols em duas passagens pelo clube. A primeira, em 2008, vindo da Ucrânia, e a segunda em 2010, após defender o Cruzeiro.
Mesmo não sendo uma unanimidade na torcida, Kleber talvez tenha vivido no clube a sua melhor fase da carreira. Apenas pelo Coritiba o atacante balançou as redes mais vezes, com 41 tentos. Atualmente ,o jogador defende o Austin Bold, dos Estados Unidos.
5º - ALEX MINEIRO - 37 GOLS
Eduardo Viana/Lancepress!
Revelado pelo América Mineiro, Alex Mineiro foi brilhar mesmo com a camisa do Athlético Paranaense. Fundamental na conquista do Brasileirão de 2001 pelo Rubro-Negro, o jogador teve uma carreira sempre marcada por muitos gols.
No Palmeiras, não precisou mais que uma temporada para entrar na lista dos maiores goleadores do time neste século. Apenas em 2008, seu único ano com a camisa alviverde, Alex balançou as redes 37 vezes.
6º - EDMUNDO - 35 GOLS
Edmundo fez história no Palmeiras (Foto: Joel Silva/Folhapress)
Um dos maiores ídolos da história do Palmeiras, bicampeão brasileiro em 93 e 94, Edmundo retornou em 2006 para marcar ainda mais seu nome no clube. Já veterano, o Animal atuou por mais duas temporada em sua volta e marcou 35 gols.
Ao todo, desde a sua primeira passagem, nos ano 90, Edmundo balançou as redes 99 vezes com a camisa alviverde, sendo até hoje o 19º maior goleador do clube em todos os tempos.
7º - WILLIAN - 33 GOLS
Willian tem ótimos números no Palmeiras (Cesar Greco)
Mesmo alternando entre reserva e titularidade, Willian tem conseguidos números expressivos pelo Palmeiras. No clube desde 2017, o atacante já acumula 33 gols marcados, ocupando a 7ª colocação no ranking.
Rápido e bom finalizador, o jogador precisou de apenas 118 jogos - 90 como titular - para atingir esta marca. Neste ano, o jogador ainda se recupera de uma lesão no joelho sofrida no fim da temporada passada.
8º - PEDRINHO - 32 GOLS
Pedrinho teve boa passagem pelo clube (Eduardo Viana/Lancepress)
Apesar de ter tido uma carreira marcada por seguidas lesões, Pedrinho soube aproveitar bem o período em que pode estar em campo. Ídolo do Vasco, o meia teve passagem marcante também pelo Palmeiras, onde atuou entre 2001 e 2005.
Dono de um bom chute de canhota, o meia-atacante balançou as redes 32 vezes com a camisa palmeirense, ocupando a 8ª colocação no ranking de artilheiros deste século.
9º - BORJA, BARCOS, MUÑOZ E MARCOS ASSUNÇÃO - 31 GOLS
Borja entra no top 10 (Cesar Greco)
Membro mais recente do grupo dos dez maiores goleadores do Palmeiras neste século, Borja igualou a marca de outros dois estrangeiros pelo clube: o argentino Hernán Barcos e o colombiano Muñoz. Além dos três gringos, outro que ocupa a 9ª posição é o brasileiro Marcos Assunção.
No Alviverde desde 2017, Borja é o terceiro jogador do atual elenco a conseguir uma vaga no top 10 de artilheiros.