Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fernandinho no lugar de Willian. Pode ser a surpresa de Tite

O treinador precisa aumentar a altura do time brasileiro. Os sérvios formam a equipe mais alta da Copa. E Willian segue mal. Chance de Fernandinho

Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli

Fernandinho tem enorme chance de ser a surpresa contra os sérvios
Fernandinho tem enorme chance de ser a surpresa contra os sérvios Fernandinho tem enorme chance de ser a surpresa contra os sérvios

Sochi, Rússia

Há uma principal preocupação de Tite nos treinamentos secretos que está fazendo para o jogo contra a Sérvia. O treinador brasileiro terá pela frente a equipe mais alta de toda a Copa do Mundo. A média dos sérvios é de 1m86. O Brasil tem 1m79. E há dois casos específicos que podem comprometer em um escanteio ou falta lateral à área.

Fagner, alegados 1m68, mas parece bem menos. E Willian, que também parece exagerada a sua altura na ficha oficial do Brasil, 1m75. Além de baixos para o futebol moderno, ambos não têm suficiente massa física para vencer uma batalha aérea com os truculentos sérvios.

Acompanhe tudo o que acontece na Copa no R7.

Publicidade

Daí, Tite pensar seriamente em Fernandinho. Por dois motivos. O primeiro parece óbvio. Ele tem mesmo 1m79. Mais alto e mais forte, acostumado ao batizado futebol de contato. Divide com força não só as bolas aéreas, como também fecha bem as intermediárias.

Essa pode ser a desculpa ideal para Tite convencer os jornalistas. Mas na verdade é apenas metade do que pensa. O desempenho de Willian está muito abaixo do que esperava e precisa. Ele está intimidado, travado. Não consegue produzir no ataque e nem defendendo.

Publicidade

Imprima a tabela de jogos completa da Copa do Mundo da Rússia de 2018.

Tite já deu duas chances para Willian na Copa. E Willian não reagiu
Tite já deu duas chances para Willian na Copa. E Willian não reagiu Tite já deu duas chances para Willian na Copa. E Willian não reagiu

Ele já perderia a posição se Douglas Costa não estivesse machucado. O rendimento do atacante da Juventus havia encantado o treinador. Como Willian segue não reagindo mesmo nos treinos e há a necessidade de reforçar a altura do time, Fernandinho está encaminhado para ser a surpresa da escalação.

Publicidade

Nos escanteios e bolas aéreas, Tite não pode contar com Neymar, Gabriel Jesus, Phillipe Coutinho, Fagner e Marcelo, atletas frágeis pelo alto. Fernandinho surgiria para apoiar Thiago Silva, Miranda e Casemiro. A lógica está favorável ao volante do Manchester City.

De Messi a Maradona: a crise da Argentina em dez personagens

Porque uma bola parada pode decidir o jogo de quarta-feira em Moscou.

E apesar de todo o otimismo, recuperação da equipe contra a Costa Rica. O desejo de escapar da Alemanha nas oitavas, há a chance de o Brasil ser eliminado da Copa. Basta a Suíça vencer ou empatar com os costarriquenhos e chegariam a cinco pontos. E a Sérvia vencer e chegaria a seis pontos. O time de Tite ficaria apenas com quatro. Faria as malas e voltaria.

Por isso, todo o cuidado contra os truculentos sérvios é pouco.

Saiba o que cada seleção precisa fazer para chegar às oitavas da Copa.

Além dos cruzamentos, há a necessidade da forte marcação na intermediária. Casemiro está sobrecarregado com Paulinho tendo a obrigação de surgir como meia, como jogador surpresa a cada contragolpe. Com mais um volante, o sistema defensivo ficaria menos vulnerável quando os sérvios recuperassem a bola.

Além disso, Fernandinho é um dos líderes do elenco. Já se prevê uma partida truncada, com muitas divididas e discussões. É necessário alguém firme, seguro, vivido. Outro ponto favorável ao jogador.

A lógica aponta para o que Tite segue escondendo nos seus treinamentos. Além de alguns indícios importantes. Fernandinho tem conversado muito com Neymar, Thiago Silva, Marcelo depois do jogo contra a Costa Rica. Os líderes brasileiros.

Fernandinho tem todas as chances de estar entrando no time.

E Willian está fazendo por onde ir ao banco de reservas...

Saiba quem são os artilheiros da Copa até agora: 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.