Qualidade dos atacantes pode quebrar recorde de gols em Copas
Redes já balançaram 154 vezes no Brasil, a terceira maior marca na história dos Mundiais
Copa do Mundo 2014|André Avelar, do R7, no Rio
Fique por dentro da Copa do Mundo
James Rodriguez (Colômbia) é o artilheiro da competição com cinco gols. O jovem desbanca nomes importantes de seleções já consagradas como Neymar (Brasil), Messi (Argentina) e Muller (Alemanha), todos esses com quatro gols. Mesmo o Klose (Alemanha), que está a um gol de bater o recorde de maior artilheiro de todas as Copas, anotou apenas um até agora e tem sido ofuscado por outros bons jogadores.
Para Gérard Houllier,diretor do Departamento Técnico da Fifa, os times estão infinitamente mais ofensivos em relação a outras Copas. Com 171 gols marcados, França 1998 ainda tem a liderança no número de gols – essa foi a primeira vez que a competição contou com 64 equipes. Na segunda colocação, aparece Coreia do Sul e Japão 2002, com 161 tentos marcados.
— Essa Copa do Mundo é a melhor em termos de qualidade e de entretenimento. Temos jogos como de basquete. Acreditamos que a razão disso seja mesmo a alta capacidade dos atacantes. É difícil termos bons atacantes. Além disso, o futebol agora está mais ofensivo.
Fifa promete debater quarta substituição em setembro
Jovens treinam até cinco horas por título da Copa do Mundo de games
Torcedores fogem do sol e dão sensação de arquibancadas vazias nas oitavas da Copa
O corpo técnico também destacou o alto preparo físico dos atletas para algumas das partidas mais emocionantes da história do torneio. O ex-capitão da Nigéria Sunday Oliseh, hoje membro do grupo que entrega relatórios para os técnicos após as competições, se surpreendeu com a velocidade do jogo.
— Nós achávamos que, com as condições climáticas, os times estariam muito econômicos, mas vimos que os jogadores pareciam estar bem preparados para isso.