Torcedores fogem do sol e dão sensação de arquibancadas vazias nas oitavas da Copa
Fifa garante que lugares têm 98,2% de ocupação apesar de espaços desocupados
Copa do Mundo 2014|Do R7*
Um sol para cada um. Essa foi a marca de seis jogos nas oitavas de final da Copa do Mundo. Dado o forte calor em Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador, alguns espaços vazios foram vistos nas arquibancadas. Apesar desses clarões, a Fifa informou na última terça-feira (1º) que a taxa de ocupação foi de 98,2%. Porto Alegre e São Paulo não sofreram com as altas temperaturas.
O Maracanã sempre pareceu vazio aos olhos das transmissões oficiais nas tardes de domingo. A resposta não tem muito de meteorológica, mas quem já enfrentou o sol no rosto ali sabe como é. Daí a opção por se posicionar abaixo da cabine de imprensa, setor que naturalmente lota primeiro no estádio. Mesmo na Copa do Mundo acontece essa espécie de fenômeno da lotação das arquibancadas e os torcedores esperam o sol cair para ocupar devidamente os seus assentos.
No Castelão, em Fortaleza, por exemplo, muitos torcedores preferiram a sombra dos espaços de conveniência a enfrentar os mais de 35ºC, na vitória da Holanda sobre o México, pelas oitavas de final. A partida começou às 13 horas (de Brasília) e os torcedores se protegiam como podiam do calor. Para se ter uma ideia, a parada técnica para reidratação foi utilizada pela primeira vez nesta partida.
Fifa sequer comenta possível manipulação de resultados
Quase sósias de craques do passado atacam Brasil
No outro extremo, o Beira-Rio, em Porto Alegre, teve temperatura abaixo dos 10ºC, com direito a uma chuva chata no final da vitória da Alemanha sobre a Argélia. Os jogadores europeus comemoraram a vitória e também a baixa nos termômetros. As arquibancadas estavam lotadas desde minutos antes da partida. A Fifa reserva alguns assentos em todos os estádios caso precise acomodar melhor torcedores e convidados. Segundo a entidade, a taxa de ocupação está plenamente dentro do esperado.
A Fifa vendeu 3.116.160 tíquetes até agora. Desse número, alguns torcedores desistiram e outras entradas foram parar nas mãos de cambistas o que de alguma forma colabora para setores mais vazios.
As quartas de final começam na próxima sexta-feira (4) com Alemanha e França, no Rio de Janeiro; Brasil e Colômbia, em Fortaleza; Argentina e Bélgica, em Brasília; e Holanda e Costa Rica, em Salvador.
*Colaborou André Avelar, do R7, no Rio