Maracanã perde cem mil torcedores de uma final de Copa do Mundo para outra
Brasil e Uruguai jogaram para mais de 173 mil pessoas na decisão de 1950
Copa do Mundo 2014|André Avelar, do R7 no Rio
Os mais apaixonados dizem que o Maracanã perdeu sua identidade. Menos vibrante ou mais moderno, o fato é que o estádio perdeu mesmo foi cem mil lugares de uma final de Copa do Mundo para outra. Se Brasil e Uruguai jogaram em 1950 para mais de 173.850 pessoas, Alemanha e Argentina devem atuar neste domingo (13), a partir das 16 horas, para até 74.738 pessoas, segundo expectativa da Fifa.
O para sempre Maior do Mundo foi entregue com a competição já em andamento. As fotos daquele tempo mostram um estádio ainda com andaimes nas arquibancadas, algo inimaginável hoje no tão debatido padrão Fifa. A história conta também que, em determinado momento da decisão, os portões do estádio foram abertos e mais de 200 mil pessoas ficaram emudecidas após o gol de Alcides Ghiggia.
Depois de 64 anos, o estádio passou por algumas reformas até ganhar áreas de conveniência, cobertura para as arquibancadas e cadeiras numeradas entre outras novidades. A infinidade de jornalistas de todas as partes do planeta e também o exército de convidados VIPs (e agora há ainda os VVIPs) também contribuíram para a diminuição da capacidade do público.
Título pode dar novo ânimo ao futebol argentino
Jogo contra Brasil não é regra, lembra técnico da Alemanha
Estrelas da cerimônia de encerramento fogem de palpite para final
Em sua última reforma, o estádio passou quase três anos fechado. Os valores apontados pelo consórcio responsável apontavam um orçamento para R$ 956 milhões. Após o TCU (Tribunal de Contas da União) intervir, a obra terminou reavaliada em R$ 859,5 milhões.
Contas da Fifa
A Fifa divulgou no último sábado (12) um estudo sobre a origem dos ingressos vendidos para a decisão. De acordo com a federação internacional, 4.066 dos presentes são residentes na Alemanha, enquanto 4.461 são moradores da Argentina – os brasileiros residentes no País somam 12.984 torcedores. Os números, no entanto, não indicam que estes serão os torcedores de cada país nas arquibancadas. Estrangeiros também compraram entradas e alguns ingressos também estão nas mãos de cambistas. O Maracanã ainda receberá 1.582 convidados VIPs e VVIPs, além de 2.500 jornalistas.