Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Lenda da Nigéria defende africanos na Copa

Sunday Oliseh diz que jogadores daquele continente têm vidas sofridas como os brasileiros

Copa do Mundo 2014|André Avelar, do R7, no Rio

Camarões ameaçou fazer greve antes de disputar a Copa 2014
Camarões ameaçou fazer greve antes de disputar a Copa 2014

Jogador da Nigéria em dois Mundiais (1994 e 1998) e na campanha que terminou com a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atlanta (1996), Sunday Oliseh reconheceu que os jogadores africanos não são lá tão comprometidos, mas destacou que nem tudo que é prometido é cumprido. Mais do que isso, como os brasileiros, os jogadores daquele continente se veem no fio da navalha entre o sucesso e a extrema pobreza.

—Se você ganha, por exemplo, cem euros, não é só para você. É para você, para sua tia, para sua avó, para ajudar na escola da criança. Quando o jogador africano vem para a Copa do Mundo, não é tudo sobre dinheiro, mas como muitas promessas não são cumpridas.

Meio-campo de sucesso em diversos clubes do futebol europeu, Oliseh ficou marcado pelo gol na vitória da Nigéria sobre a Espanha, na Copa do Mundo, na França. O jogador pendurou as chuteiras estranhamente em 2008, então com 33 anos.

Para ele, os africanos teriam melhor sorte nas competições internacionais se as federações fossem um tanto mais organizadas – para evitar novos episódios como o da mala de dinheiro entregue aos jogadores ganeses, a Fifa inclusive estuda administrar esse dinheiro repassado às federações e consequentemente aos jogadores.


Qualidade dos atacantes pode quebrar recorde de gols em Copas

Fifa promete debater quarta substituição em setembro


Justamente Camarões (1990) e Gana (2010) são os melhores africanos até aqui na história do torneio. Os dois caíram nas quartas de final.

—O torneio vai ser muito melhor para nós se não tivemos questões extra-campo para tratar. É uma coisa com a qual eu sofro pessoalmente.


Em 2014, os times do continente tiveram campanha histórica e colocaram pela primeira vez dois representantes nas oitavas de final. Mas Nigéria e Argélia acabaram perdendo para as potências europeias França e Alemanha, respectivamente, e deram adeus ao torneio.

Acompanhe a página de Copa do Mundo do R7

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.