Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Fifa escolhe italiano para apitar final entre Alemanha e Argentina

Nicola Rizzoli é o árbitro da grande final da Copa do Mundo, domingo (13), no Maracanã

Copa do Mundo 2014|André Avelar, do R7, no Rio

Nicola Rizzoli será o árbitro da decisão
Nicola Rizzoli será o árbitro da decisão

A Fifa anunciou nesta sexta-feira (11) Nicola Rizzoli como árbitro da grande final da Copa do Mundo. A escalação do italiano para a partida entre Alemanha e Argentina foi alvo de questionamentos ao Departamento de Arbitragem da entidade.

Experiente, o italiano de 42 anos apitará o seu quarto jogo nesse Mundial. Mas o que chama a atenção na escolha é um possível conflito de interesses entre o país do juiz e uma das seleções finalistas. Caso o capitão Philipp Lahm levante a taça para a Alemanha, os dois países se igualarão como tetracampeões mundiais; a Azzurra conquistou seu quarto título em 2006. Outro ponto questionável é a forte colônia italiana presente na Argentina.

Massimo Busacca, chefe de arbitragem da Fifa, defendeu a escolha.

— Imagine dizer para um árbitro que ele não poderá arbitrar por conta disso. ‘Você não pode apitar na final porque tem algum ponto na família... ’. Isso não pode acontecer. No caso do árbitro, pensamos somente em qualidade. Se você tiver qualidade, você poderá apitar a final. O árbitro quer ter sucesso nesta final. Ele quer ser neutro. Temos que acreditar na neutralidade do árbitro e esquecer esse tipo de questionamento.


Entrevista: Estrelas dos anos 90, Stoichkov e Zamorano criticam a seleção brasileira

Brasil repete fiasco em lista de melhores jogadores da Copa; veja


Mais: Parreira barrou Kaká na Copa por decepção em 2006

Outra curiosidade é que Rizzoli já arbitrou duas partidas da Argentina nesta Copa, contra Nigéria e Bélgica, além do jogaço entre Holanda e Espanha. Nas três ocasiões o italiano foi bem e passou despercebido, com exceção do polêmico pênalti anotado em favor da Espanha, quando Diego Costa caiu dentro da área.


Auxiliarão Nicola Rizzoli no Maracanã os também italiano Andrea Stefani e Renato Faverani.

Em vídeo, Rizzoli ignorou qualquer polêmico se mostrou orgulhoso por representar o seu país na final da Copa do Mundo.

— Represento a Itália neste momento também. É um orgulho para mim ser italiano e quero ser um dos melhores também. É um orgulho para mim.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.