Clubes pressionam pela volta antecipada aos gramados
Grandes do Rio querem agilidade para que o campeonato carioca termine dentro de campo
Lucas Pereira|Do R7
Representantes de Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo realizaram uma reunião virtual, junto com o Presidente da FERJ Rubens Lopes, para decidirem a sequência do campeonato carioca, que não acabou.
Ficou combinado que o estadual vai continuar sendo disputado, assim que o isolamento terminar.
Claro que Rubens Lopes tratou de fazer essa reunião o quanto antes, para pressionar os clubes mais importantes do Rio a fazer um pacto.
O dirigente quer que o estadual continue, para que a Federação do Rio não fique com um prejuízo ainda maior, já que arrecada somente com a realização das partidas.
A competição está parada desde o dia 16 de março, quando tivemos o fim da terceira rodada do returno do campeonato, mais conhecido como Taça Rio.
Faltam ainda as duas rodadas restantes do turno, mais as semifinais e a final da Taça Rio.
Quando o segundo turno terminar, mesmo se o Flamengo for o campeão mas não tiver o maior número de pontos, precisaremos de mais duas datas para a decisão do campeonato.
Nesse momento o Fluminense é o time com a melhor campanha da competição, e vai disputar a final com o Flamengo caso continue liderando na pontuação geral.
Resumindo, se o tricolor continuar com mais pontos que o Flamengo, ainda seriam necessárias mais seis datas para completar o estadual.
Acho muita coisa para um torneio secundário no nosso futebol. Até porque o brasileirão, principal torneio, já vai começar atrasado.
A princípio, o brasileiro iria começar daqui a um mês, no dia 02 de maio. Mas, todos nós sabemos que o futebol não deve retornar aos gramados nessa data.
Mesmo se voltar, a CBF não vai querer abrir mão de começar o campeonato na data marcada, no já espremido calendário.
Então, seria importante que a CBF também tivesse um representante nessa reunião dos cariocas. Não dá pra decidir nada sem entrar num acordo com a principal entidade do futebol brasileiro.
Uma das alternativas, seria partir direto para a final do campeonato entre Flamengo e Fluminense, necessitando de apenas duas datas, o que representaria mais uma semana de campeonato.
Entre os grandes, somente esses dois times brigam ainda pelo título. Em crise, Botafogo e Vasco dificilmente chegarão na semifinal do segundo turno.
Seria o melhor jeito para fazer o estadual terminar dentro de campo.
Mas é bom lembrar que a TV optou por suspender os pagamentos pelos direitos do carioca. Pelo menos nesse mês de abril. E vai querer encerrar o campeonato para pagar o valor total.
Além disso, a TV também é dona do brasileirão, que pode ficar mais curto por conta da falta de datas disponíveis.
Resumindo a questão, ou ela paga o valor inteiro pelo carioca (que é muito mais barato), ou pelo campeonato brasileiro. O valor cheio pelos dois, está cada vez mais complicado.
Para os clubes grandes, compensa mais que o brasileirão não seja encurtado, pela receita maior.
Por este motivo, já existe uma movimentação dos clubes para apressar a volta dos campeonatos. Mesmo que os jogos sejam realizados com portões fechados.
Um tremendo absurdo, já que o futebol só tem sentido se a torcida estiver presente.
A verdade é que os clubes brasileiros só estão interessados em ganhar a cota completa que tem direito. Se vai ter público ou não, é o menos importante.
Até porque a maior receita deles é justamente com os direitos de transmissão e não com a bilheteria.
Será que a volta dos campeonatos estaduais será mesmo antecipada?
Vamos aguardar os próximos capítulos...
Até a próxima.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.