Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Super Bowl: Chiefs lutam pelo tricampeonato, enquanto Eagles buscam vingança

Franquias de Kansas City e Filadélfia se enfrentam na noite deste domingo (9) em busca do título da NFL

Jarda por Jarda|Lucas FerreiraOpens in new window

Patrick Mahomes (à esq.) e Jalen Hurts (à dir.) se enfrentam pela segunda vez no Super Bowl Reprodução Site/NFL/Cooper Neill e Ryan Kang

O Kansas City Chiefs e o Philadelphia Eagles se enfrentam na noite deste domingo (9) no Super Bowl 59, em Nova Orleans, nos Estados Unidos. Além do título da temporada, franquias almejam objetivos secundários em meio à partida decisiva, marcada para começar às 20h30.

Os Chiefs entram em campo em busca do tricampeonato, algo nunca alcançado por uma franquia da NFL durante a era do Super Bowl, disputado anualmente desde 1967. Os Eagles, por sua vez, desejam se vingar da derrota amarga na final para a própria franquia de Kansas City, em 2023.

Neste texto, o Jarda por Jarda conta como foi o caminho das duas equipes até o Super Bowl e o que podemos esperar do confronto de logo mais.

Caminho até o Super Bowl

Os Chiefs começaram a temporada como um dos favoritos da Conferência Americana para chegar ao Super Bowl. Logo nas duas primeiras semanas, a franquia de Kansas City derrotou dois de seus principais adversários: Baltimore Ravens, por 27 a 20, e Cincinnati Bengals, por 26 a 25.


Com 15 vitórias acumuladas ao longo de 17 jogos de temporada regular, parece ser fácil entender como os Chiefs chegaram ao Super Bowl. Entretanto, não foi bem assim que tudo se desenrolou.

Apesar dos inúmeros triunfos e apenas duas derrotas — sendo uma delas com a equipe reserva contra o Denver Broncos —, Kansas City sofreu para vencer equipes mais fracas na segunda metade da temporada.


O astro Patrick Mahomes e seu fiel escudeiro Travis Kelce não tiveram uma temporada próxima da qual costumavam, acumulando números tímidos. A defesa dos Chiefs, por outro lado, foi extremamente sólida e mostrou que equipes fortes são um conjunto de bons atletas, não apenas estrelas isoladas.

Os Eagles, por sua vez, iniciaram a caminhada até o Super Bowl aqui no Brasil, vencendo o Green Bay Packers em uma partida emocionante em São Paulo, que marcou o primeiro jogo da NFL na América do Sul. Com um começo de temporada conturbado, com duas derrotas e duas vitórias, a equipe embalou logo em seguida, alcançando dez jogos de invencibilidade.


A primeira vista, é fácil identificar o sucesso dos Eagles. A equipe tem o jogador ofensivo da temporada, o running back Saquon Barkley, que passou a marca das 2.000 jardas na temporada e chegou a 15 touchdowns totais — isso porque muitas vezes o quarterback dos Eagles Jalen Hurts corria a última jarda e “roubava” os TDs de Barkley.

Mas, se olharmos mais a fundo, é impossível negar o grande trabalho do coordenador defensivo Vic Fangio no comando da unidade. A equipe da Filadélfia foi a que cedeu menos jardas por partida (278,4 jardas) e a terceira com menos touchdowns contra (33).

Veja também

O que deve pesar para cada equipe?

Difícil imaginar um placar elástico, como na final de 2023, quando os Chiefs viraram a partida no último quarto e bateram os Eagles por 38 a 35. Digo isso por dois motivos: a qualidade das defesas e como esses ataques performaram na temporada.

Se a defesa da Filadélfia foi a melhor da NFL, a de Kansas City não ficou muito atrás e fechou a temporada regular no top 10 em jardas cedidas e no top 5 em TDs contra. Levando em consideração o desempenho das unidades, é difícil acreditar que um caminhão de pontos serão vistos neste domingo.

Outro ponto importante a ser levado em consideração é o desempenho dos ataques. É difícil construir uma pontuação elástica priorizando o jogo terrestre, como os Eagles, ou tendo um jogo aéreo que ficou fora dos dez melhores ao longo da temporada, como os Chiefs.

No final do dia, a resposta para o vencedor do Super Bowl deve sair da capacidade dos Eagles de conseguir estabelecer o jogo terrestre ou dos Chiefs em fazer peças secundárias do ataque, como o wide receiver JuJu Smith-Schuster, se tornarem atores principais na final.

Serviço

Super Bowl 59: Kansas City Chiefs X Philadelphia Eagles

Data e horário: Domingo (9), 20h30

Local: Caesars Superdome, Nova Orleans

Show do Intervalo: Kendrick Lamar

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.