Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Philadelphia Eagles humilha Kansas City Chiefs e vence o Super Bowl 59 por 40 a 22

Equipe de Filadélfia liderou o jogo do início ao fim, com destaque para a defesa que interceptou Patrick Mahomes duas vezes

Jarda por Jarda|Lucas FerreiraOpens in new window

Apesar de interceptação, Jalen Hurts (1) teve partida consistente e conduziu os Eagles ao título Reprodução X/@NFL

O Philadelphia Eagles derrotou o Kansas City Chiefs por 40 a 22, na noite deste domingo (9), venceu o Super Bowl 59 e levou o título de campeão da temporada 2024/25 da NFL. A partida, disputada no Caesars Superdome, em Nova Orleans, foi um verdadeiro monólogo dos Eagles, que não deram chances para que os bicampeões da liga pudessem acreditar na vitória.

O triunfo da equipe da Filadélfia foi construído na base da coletividade. No ataque, nenhum jogador teve mais de um touchdown, apesar do placar elástico. A defesa, por sua vez, se fez presente ao longo de toda partida e forçou duas interceptações e um fumble do quarterback de Kansas City Patrick Mahomes.

O aniversariante do dia, o running back Saquon Barkley, não marcou touchdowns na partida, mas bateu o recorde da NFL de jardas corridas em uma temporada incluindo playoffs, com 2.504 jardas.

Entre os quarterbacks, Jalen Hurts terminou o jogo com 17 de 21 passes completos, incluindo dois touchdowns, e uma interceptação, além de um TD terrestre. Mahomes, por sua vez, completou 21 de 32 passes para três touchdowns e 257 jardas.


Cooper DeJean (33) interceptou Patrick Mahomes e retornou a bola para touchdown Reprodução X/@eagles

Primeiro tempo

A posse de bola começou com os Eagles, que logo no drive inicial arriscou uma 4ª para 2 jardas no meio de campo. Hurts até acertou o passe para o wide receiver A.J. Brown, mas a arbitragem marcou uma questionável interferência de passe do recebedor em cima do cornerback Trent McDuffie.

O primeiro drive dos Chiefs também não fluiu, foi a hora dos Eagles recuperarem a posse. A arbitragem, desta vez, apitou uma marcação questionável que favoreceu a franquia da Filadélfia. Em um passe ruim de Hurts em uma 3ª descida, as zebras marcaram falta de McDuffie.


Aproveitando a 1ª descida automática, o quarterback dos Eagles conectou um passe de 28 jardas com wide receiver Jahan Dotson, que deixou Philadelphia na linha de 1 jarda. Por lá, os Eagles aproveitaram a proximidade da end zone para fazer o famoso tush push (empurrão no bumbum, em tradução livre) com Hurts, que tirou o empate do placar. Chiefs 0 X 7 Eagles.

Em mais uma campanha ruim, os Chiefs rapidamente saíram de campo. Eles tinham 19 jardas ofensivas naquele momento da partida. Os Eagles, por sua vez, ditavam o ritmo do jogo, mas uma interceptação de Hurts — a segunda desde setembro — devolveu a bola para Kansas City na linha de 2 jardas do campo de defesa.


Kansas City teve a chance de assumir o ritmo do jogo, mas novamente falhou em conseguir uma 1ª descida. Na posse seguinte, os Eagles aproveitaram para botar mais uma pontuação no placar em um chute de 48 jardas do kicker Jake Elliott. Chiefs 0 X 10 Eagles.

A noite, que parecia terrível para Kansas City, acabava de ficar pior. Em uma jogada de 3ª descida para 16 jardas, Mahomes lançou a bola no colo do cornerback dos Eagles Cooper DeJean, que retornou a bola por 38 jardas para touchdown. Chiefs 0 X 17 Eagles.

O pesadelo de Mahomes não tinha fim. Após dois drives sem pontuação das equipes, Kansas City voltou para campo com pouco menos de 2min para o intervalo e com a chance de diminuir a diferença no placar. Porém, o QB dos Chiefs lançou mais uma interceptação, desta vez nas mãos de Zack Baun.

Começando o drive na linha de 14 jardas, bastaram duas jogadas para que Hurts encontrasse A.J. Brown livre para mais um touchdown. Chiefs 0 X 24 Eagles.

Veja mais

Milton Williams (93) forçando fumble em cima de Patrick Mahomes Reprodução X/@NFL

Segundo tempo

A segunda etapa começou assim como a primeira terminou: Kansas City sem respostas e Philadelphia caminhando sem dificuldade. Após começar com a posse de bola, os Chiefs não chegaram muito longe. Os Eagles, por sua vez, mantiveram a posse por quase 7min, chegaram à beira da end zone, mas ficaram no field goal. Chiefs 0 X 27 Eagles.

Em desespero e precisando reagir, Mahomes e companhia arriscaram uma 4ª descida para 5 jardas, que terminou incompleta após desvio do cornerback Avonte Maddox. Na primeira jogada da posse ofensiva seguinte, Hurts lançou um míssil de 46 jardas em direção ao wide receiver DeVonta Smith que recebeu a bola na end zone para touchdown. Chiefs 0 X 34 Eagles.

Pela primeira vez na partida, Kansas City conseguiu ganhar velocidade no ataque e após cinco jogadas chegou até a terra prometida com um passe de Mahomes de 24 jardas para o wide receiver Xavier Worthy. A equipe do Missouri tentou uma conversão de 2 pontos para diminuir ainda mais a distância no placar, mas não teve sucesso. Chiefs 6 X 34 Eagles.

No drive seguinte, Philadelphia claramente entrou em campo para gastar relógio. Em 5min43seg com a posse de bola, a equipe caminhou apenas 40 jardas e finalizou os trabalhos com um chute de 48 jardas de Elliot. Chiefs 6 X 37 Eagles.

Como todo castigo foi pouco para Kansas City neste Super Bowl, faltando pouco menos de 10min Mahomes sofreu um fumble e a bola foi recuperada pela defesa de Philadelphia. Mais uma vez, os Eagles colocaram a bola nos pés de Elliot para aumentar a vantagem. Chiefs 6 X 40 Eagles.

Com o jogo já perdido, os Chiefs conseguiram mais um touchdown e uma conversão de dois pontos, diminuindo a diferença para 26 pontis faltando 2min52 seg. Chiefs 14 X 40 Eagles.

Philadelphia, com o título garantido, colocou os reservas em campo. Já Kansas City, lutando pela honra, manteve a equipe titular e conseguiu mais um touchdown e uma conversão de dois pontos, mas sem conquistar o que mais queria: o tricampeonato. Chiefs 22 X 40 Eagles.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.