Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Entendendo a NFL: saiba o básico para assistir a um jogo

Descubra qual o objetivo do futebol americano e suas pontuações, assim como funciona o avanço no campo de 120 jardas

Jarda por Jarda|Lucas FerreiraOpens in new window

Jogadores de Chicago Bears e Green Bay Packers alinhados em um dos maiores clássicos da NFL Reprodução Site/NFL

Todo fã de futebol americano certamente já ouviu no almoço de domingo a seguinte frase: “Não entendendo nada desse negócio, é só um monte de homem se batendo”. Não deixa de ser verdade, é um esporte de muito contato. Porém, todos os empurrões e tackles que vemos em campo tem um objetivo.

Pensando nesses fãs em potencial — que não entendem o futebol americano, mas gostariam de acompanhar —, começaremos hoje no Jarda por Jarda uma série semanal com textos para quem quer entrar de cabeça no esporte, em especial a NFL. Serão publicações sobre regras, estratégias, transferências e outros pontos importantes ao redor do FA do básico ao avançado.

Começando pela parte mais simples, vamos tratar neste texto o objetivo do jogo, quais são os caminhos para chegar até lá, como funciona o tempo de jogo e, óbvio, as pontuações do esporte.

O objetivo do futebol americano

Área final do campo, onde são feitos os touchdowns, é chamada de end zone Reprodução Site/NFL/Todd Rosenberg

Os 22 jogadores em campo, alinhados basicamente um de frente para o outro, podem causar uma sensação de tumulto em quem não entende o esporte. Todos esses atletas, de diferentes tamanhos e pesos, estão ali com dois objetivos principais: o ataque, quer avançar no campo, enquanto a defesa, por sua vez, quer impedir isso.


O jogo, basicamente, é uma disputa por espaço. O time, que aqui vamos chamar de A, marcha em direção a end zone adversária — a área no final do campo que costuma ser completamente pintada. Caso o time A consiga entrar na end zone com a bola na mão, é marcado o touchdown — o gol do futebol americano.

Quais são os principais caminhos para chegar no objetivo?

Existem duas maneiras básicas para o ataque chegar ao touchdown: passes ou corridas. O quarterback, principal jogador do time, fica responsável por lançar a bola para seus recebedores. Estes, com a posse da bola, correm em direção a end zone. Já nas situações de corrida, o quarterback, normalmente, entrega a bola na mão do running back, que tenta passar entre os jogadores de defesa para marcar o touchdown.


VEJA MAIS: A ciência não tão exata por trás do Draft da NFL

No futuro, faremos um texto aprofundado sobre cada posição no futebol americano e suas funções, mas em uma explicação breve: o recebedor pode alinhar e fazer a função de um running back, assim como um running back pode alinhar para receber um passe.


A defesa, por sua vez, também pode fazer um touchdown. Além de tentar impedir que o ataque avance em campo, os jogadores de defesa podem tentar roubar a bola quando ela é lançada ou arrancá-la da mão do atleta adversário (vídeo abaixo). Ao conseguir sucesso em uma destas duas situações, o jogador de defesa deve correr até a end zone do time rival sem ser derrubado.

Quais são as regras de avanço em campo?

Até aqui, você já percebeu que o futebol americano é um jogo de ataque e defesa e que ambos os times possuem suas unidades respectivas. Então, quando que um ataque deixa o campo para o outro entrar?

Bom, o princípio do futebol americano é o avanço no campo. E para garantir que isto aconteça, o ataque tem quatro jogadas para avançar 10 jardas. Se conseguir este pequeno objetivo, ganha mais quatro chances. Porém, caso não avance as 10 jardas nestas quatro jogadas, o time de ataque é obrigado a devolver a bola para o adversário na posição em que está, ou seja, a defesa sai e entram os jogadores de ataque do adversário e assumem a bola a partir de onde o outro time deixou.

Para evitar que o oponente comece muito perto do objetivo final — sua end zone —, os times escolhem chutar a bola para longe na quarta jogada. Assim, o time adversário começa mais longe a caminhada e tem mais trabalho para cruzar o campo.

Como é dividido o tempo de jogo e a posse de bola?

No total, um jogo da NFL tem 60 minutos, divididos em quatro quartos, que, por sua vez, são divididos em dois tempos — assim como no futebol. Cada quarto de jogo tem 15 minutos.

Ao final do 1º e do 3º quartos, os times mudam de lado no campo, mas permanecem com a bola. Já no final do 2º quarto, que representa o fim do primeiro tempo, o time que está atacando corre contra o relógio para buscar o touchdown ou field goal (explicaremos mais abaixo o que é) antes de ser obrigado a ir para o vestiário.

E no 2º tempo, quem começa com a bola? Isso é decidido em um cara ou coroa antes do início da partida. O vencedor da disputa na moeda pode escolher se quer chutar a bola para o adversário ou receber este chute. Na segunda metade da partida, quem recebeu no 1º tempo, chuta, e quem chutou, recebe. Simples, né?

LEIA TAMBÉM: Veja o que se sabe sobre o jogo da NFL no Brasil

Outro detalhe importante do futebol americano é o cronômetro da jogada, que corre em paralelo ao tempo de partida. O time que está atacando tem 40 segundos, a partir do fim da última jogada, para colocar a bola em jogo. Se extrapolar este tempo, ele recebe uma falta (no futuro também faremos um texto sobre faltas), cuja penalidade é perda de jardas — ou seja, anda para trás no campo e fica mais longe do objetivo principal.

O tempo de partida é parado a cada passe incompleto lançado pelo quarterback ou quando há a troca da posse de bola — sai o ataque de um time e entra o ataque do adversário. Nos cinco minutos finais do 2º e 4º quartos, qualquer jogador de ataque que saia pela linha lateral com posse da bola para o tempo de jogo. Isso existe para que o ataque tenha mais tempo para avançar pelo campo no final da cada tempo.

Cada equipe também possui três tempos técnicos em cada tempo de jogo, que podem ser acionados ao longo da partida para parar o relógio ou evitar que o ataque exceda o cronômetro da jogada, por exemplo.

Quais são as pontuações do futebol americano?

Kicker Matt Bryant (à dir.) em tentativa de field goal pelo Atlanta Falcons Reprodução Site/NFL/Ryan Kang

Agora que você já sabe como se avança no campo, qual o objetivo do jogo e como funciona o tempo da partida, é hora descobrir quais são as pontuações do futebol americano. Diferente do futebol, onde existe apenas o gol, no futebol americano temos cinco maneiras de mudar os números no placar: touchdown, extra point (ponto extra, em tradução livre), conversão de dois pontos, field goal e safety.

O touchdown é a pontuação quando você consegue entrar na end zone adversária com a posse de bola — seja correndo, recebendo passe ou roubando a bola do ataque. Para esta proeza, o time recebe seis pontos.

Como bonificação, o time que marcou o touchdown poderá escolher se realizará um extra point — chute entre as traves amarelas — da linha de 15 jardas, que vale um ponto, ou uma conversão de dois pontos — jogada na qual a bola começa na linha de 2 jardas e o time que está atacando precisa fazer um segundo touchdown —, que vale dois pontos (como o nome mesmo já diz).

O field goal nada mais é que um extra point que pode ser chutado de qualquer lugar do campo pelo ataque. Caso acerte o chute entre as traves amarelas, o time leva três pontos.

Por fim, ainda existe o safety, que é uma pontuação destinada à defesa quando derruba um jogador adversário com a posse da bola em sua própria end zone. A defesa que realiza esta jogada ganha dois pontos e o time ainda recebe a bola logo em seguida para atacar.


Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.