Bruno Tabata encontra o jogador que terá a missão de substituir: Gustavo Scarpa
Cesar Greco/PalmeirasSão Paulo, Brasil
"Se puderem comprar, comprem."
Esta foi a frase de Abel Ferreira em relação a Bruno Tabata, ainda no início de 2021, quando a diretoria do Palmeiras soube que Gustavo Scarpa não renovaria seu contrato. E iria embora em 2023.
E na definição do treinador, Tabata é o jogador ideal para substituir Scarpa. Com até a possibilidade de o clube brasileiro lucrar, ao revendê-lo para a Europa, já que tem apenas 25 anos.
Negociar com o Sporting, de Portugal, não foi fácil. A direção do clube português queria seguir com o jogador brasileiro. Mas enfrenta uma crise financeira. E o assédio palmeirense só aumentou com o passar dos meses.
Como o blog antecipou ontem, a contratação foi efetivada.
Foi comprado por 4,5 milhões de euros, cerca de R$ 23,6 milhões. Mais possíveis 500 mil euros, cerca de R$ 2,6 milhões, de acordo com metas, como partidas como titular.
Ele chegou ao Brasil na semana passada, fez exames médicos. E hoje já treinou como atleta do Palmeiras.
Abel Ferreira tem admiração pelo meia canhoto, que joga pela direita, tem muita técnica e velocidade, desde os tempos em que era técnico da base do Sporting. E acompanhou o brasileiro quando atuava no pequeno Portimonense.
O técnico foi treinar o PAOK, da Grécia, e indicou o jogador como reforço. Só que justo o Sporting o contratou.
Bruno Tabata foi para o Sporting quando já era cobiçado por Abel Ferreira
SportingAo saber que Gustavo Scarpa queria ter a experiência de atuar na Europa, Abel recebeu a indicação de vários atletas possíveis. O executivo de futebol Anderson Barros tinha o nome de Bruno Tabata como um dos alvos. O que muito alegrou o treinador palmeirense.
O meia começou no América Mineiro, saiu do Atlético Mineiro brigado. Com salários muito baixos, acertou com o Portimonense. E foi para a Europa.
Sua característica principal é a armação. Alternando toques rápidos, arrancadas e lançamentos. Bate muito bem na bola.
Seu estilo lembra mesmo o de Gustavo Scarpa.
Se o Palmeiras conseguir eliminar o Atlético Mineiro, será reforço para a Libertadores da América. Ele já será inscrito no Brasileiro.
"Quando eu soube do interesse, eu já comuniquei ao Sporting que era a minha vontade vir para cá. Foram longos dias de negociação. Eu sempre deixei bem claro a minha vontade e fico muito feliz que deu tudo certo", disse às redes sociais do Palmeiras.
A sua chegada tranquiliza Abel Ferreira.
O treinador terá seis meses para ambientá-lo, prepará-lo para a difícil missão de substituir Gustavo Scarpa.
Ele terá de passar por uma readaptação. Porque no Sporting estava improvisado como jogador de lado de campo. Abel o quer como Scarpa, revezando como meia e ponta.
Bruno Tabata terá seis meses para se adaptar ao Palmeiras. Jogar taticamente como Scarpa
Cesar Greco/PalmeirasA contratação deixou o treinador português muito animado.
A saída de Scarpa provocou grande preocupação na Comissão Técnica.
Mas o Palmeiras conseguiu encontrar seu clone, em Portugal...
Tóquio um ano depois: veja como estão medalhistas do Brasil
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.