Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Cosme Rimoli Copa 2018
Publicidade

Tite preparado para eliminar a Bélgica, que tanto admira

O treinador brasileiro cultiva paixão pela maneira com que os belgas atacam. Mas o destino o colocou frente a frente com o versátil time de Martínez

Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli

Tite quer ganhar a vaga para a semifinal. Primeiro travando os belgas
Tite quer ganhar a vaga para a semifinal. Primeiro travando os belgas Tite quer ganhar a vaga para a semifinal. Primeiro travando os belgas

Kazan, Rússia

"Um dos times mais técnicos, objetivos e voltados para o gol. A transição do meio para o ataque é coordenada, muito bem feita. Com jogadores técnicos, talentosos. Oferece muita preocupação ao adversário pela busca incessante do gol. É uma das seleções que mais me chama a atenção atualmente."

Esse foi o resumo que Tite me fez, conversando no Rio de Janeiro, antes da entrevista exclusiva ao blog, no início do ano. Como a Copa do Mundo estava distante, sua resposta foi deixada de lado. 

Só que o destino reservava ao observador Tite, a seleção que tanto admirava. E em uma partida que vale a chace de chegar à semifinal da competição mais importante. 

Publicidade

"Não vou desdizer o que falei para você. A Bélgica tem um grande time, um grande treinador. Os dois times vão querer vencer. Será um grande jogo", dizia, sorrindo, confiante.

Tanto que não fez o menor mistério sobre o time que jogará amanhã, aqui em Kazan. Antecipou que Marcelo voltará ao time, embora Filipe Luís tenha jogando muito bem contra a Sérvia e o México. Além disso, confirmou Fernandinho no lugar de Casemiro, suspenso.

Publicidade

Para enfrentar o melhor ataque da Copa, com 12 gols em quatro jogos, Tite colocará a Seleção da mesma maneira tática. Ele diz que joga no 4-4-2, mas está utilizando o 4-1-4-1. O Brasil marcará muito a Bélgica. Há a certeza de que o time não ofereça a chance para o time que atua de forma corajosa, no 3-4-3.

O técnico espanhol Robero Martínez aposta na coragem, no ataque para fazer história.

Publicidade

Tite, na coletiva de hoje, não quis abordar assuntos táticos profundos. Nem mesmo seu auxiliar Cléber Xavier, que sempre deixava antever a movimentação do time. Principalmente como vai parar o poderoso ataque de Mertens, Lukaku e Hazard.

O segredo passa pela forte pegada de Fernandinho. Tite quer o jogador que, tem maior potencial técnico, atuando exatamente como Casemiro. Na frente da zaga, protegendo Thiago Silva e Miranda das tabelas de infiltração.

Mas o segredo está em travar o toque de bola, a movimentação constante de Hazard, De Bruyne e Carrasco, para as conclusões de Lukaku. Para isso, o Brasil não se abrirá de maneira irresponsável, buscando o gol de qualquer maneira. Pelo contrário. Tite que muita troca de bola, inversão nos lados que a Seleção ataca.

Ele sabe que cometeu uma injustiça com Filipe Luís, que deixou o setor esquerdo mais seguro. Só que não havia como deixar Marcelo fora. O seu retorno, depois de dois jogos se recuperando da lombalgia, será fundamental para oferecer mais recursos a Neymar. O jogador do Real Madrid formará com Phillipe Coutinho e o atacante do PSG, o triangulo canhoto que Tite tanto aprecia.

O seu retorno, depois de dois jogos se recuperando da lombalgia, será fundamental para oferecer mais recursos a Neymar. O jogador do Real Madrid formará com Phillipe Coutinho e o atacante do PSG, o triangulo canhoto que Tite tanto aprecia.

Fernandinho terá missão especial. Travar Hazard
Fernandinho terá missão especial. Travar Hazard Fernandinho terá missão especial. Travar Hazard

A noite de amanhã tem tudo para ser especial de Gabriel Jesus, atacante que não marcou nenhum um único goi desde que a Copa começou. Tite o manteve na equipe porque ele segue exercendo o papel mais sacrificante do time brasileiro

"A versatilidade do Gabriel nos permitiu ajustar a equipe, e todos os atletas têm sido decisivos. O Firmino é dessa forma. Depois do jogo contra a Sérvia, quando nos classificamos, tenho o hábito de abraçar cada um e não falo muito porque vestiário não é hora. Abracei Firmino e disse que ele merecia ter entrado, mas técnico tem que saber ler a necessidade do jogo. Ele disse: 'Professor, estou feliz pra caramba'.

"Há atletas com características diferentes e importâncias iguais que, em algum momento, possam jogar." Tite gosta dos dois ao mesmo tempo em campo.

Tite não falaria nem sob tortura. Mas ele sabe que o ponto fraco da Bélgica é sua defesa. E quer explorar a fragilidade tanto pelo alto, como principalmente por baixo. Embora com três zagueiros, Martínez os deixa espaçados. O que pode ser um suicídio contra o Brasil.

Sobre Neymar, o treinador da Seleção está mais do que animado. Sabe que ele voltou a mostrar seu melhor futebol.

Neymar e Tite. A parceria estará mais uma vez sob prova
Neymar e Tite. A parceria estará mais uma vez sob prova Neymar e Tite. A parceria estará mais uma vez sob prova

"Não preciso ser muito capacitado para saber que Neymar teria seu desenvolvimento, acompanhamos o trabalho dele, o Ricardo (Rosa) e o Rafael (Martini) acompanharam muito, o doutor com as lesões. Os momentos que ele se privou para investir nessa evolução. Eu sabia pela experiência de atleta que uma sequência de jogos daria a ele. Seria uma situação natural, e ele foi mais rápido porque é um jogador de excelência."

Tite quer definir a vaga para a semifinal nos 90 minutos. Não quer a prorrogação e muito menos os pênaltis. E sua arma diante dos belgas será a firmeza no meio de campo e na defesa.

"No último terço do nosso campo, no ataque, gosto de dar liberdade de atacar. Lá é o local dos dribles, do improviso. O jogo vai exigir muita atenção e marcação. 

"Repito, será um grande jogo."

Quanto à pressão da partida, ele não esconde.

"Eu era ca..., novato quando cheguei por aqui. Achei que o Mundial de Clubes tinha me preparado. Mas a pressão de uma Copa é muito maior. Atinge o profissional e sua família. Já avisei a mãe para não ficar assistindo televisão e ouvindo sobre Copa..." 

Ele está a um dia de ser, no mínimo, quarto do mundo.

Ou voltar para o Brasil...

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.