Preocupação na Seleção tem nome e sobrenome. Douglas Costa
Neymar está recuperado de sua fratura. Douglas Costa tem um estiramento. E não deverá jogar contra a Croácia. Tite o quer pronto para a Copa
Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli
Teresópolis
O foco saiu de vez de Neymar.
E passou para Douglas Costa.
"Sabíamos que teríamos duas situações excepcionais: Neymar e Fagner. Mas tivemos uma surpresa, que foi o Douglas Costa. Ele se queixou de uma dor na região posterior da coxa no último jogo da Juventus", disse o médico Rodrigo Lasmar.
As queixas de Douglas Costa se justificaram. Exames de imagens feitos na Granja Comary mostraram um pequeno estiramento na coxa direita. O jogador está fazendo tratamento intensivo e nem participará dos primeiros treinos da Seleção com os demaiss jogadores.
Não há pressa para a recuperação. Ele poderá ficar fora até do primeiro amistoso, contra a Croácia, em Liverpool, no dia 3. Aliás, as chances que ele não atue é enorme.
"Não esperem ver o Douglas Costa em campo nos próximos dias. Ele está a cargo de recuperação no setor de fisioterapia e será acompanhando dia a dia até ser liberado.
''A sua participação no primeiro amistoso ainda será avaliada, principalmente com base em sua evolução na semana que vem. Mas ainda tem tempo de recuperação até o início da Copa", avalia o médico.
Não há risco de corte.
Mas hoje ele preocupa muito mais do que Neymar.
"O que posso afirmar é que a evolução do Neymar está muito bem, até acima do esperado por nós”, disse, feliz, o preparador físico Fábio Mahseredjian.
O atacante da Juventus se tornou fundamental para Tite. O treinador se mostrou impressionado com a melhora no futebol do jogador na Itália. Perdeu a inconstãncia dos seus tempos do Bayern de Munique. E também ganhou visão de jogo, passou a entender melhor a sua movimentação para o bem do time.
Douglas virou opção não só para Neymar, pelo lado esquerdo. Mas também pela direita, na vaga de Willian. Tite o enxerga como um jogador capaz de mudar a dinâmica de qualauer partida.
Por isso Douglas Costa não será exposto a esforços desnecessários.
Será preservado ao máximo.
Tudo indica que não atuará mesmo contra a Croácia.
E segue a chance até de não jogar contra a Áustria.
A meta que Tite passou para o médico Rodrigo Lasmar é a estreia diante da Suíça, no dia 17 de junho.
Até lá, não há porque arriscar que o estiramento se transforme em rompimento do músculo. Por mais mais que medicina esportiva tenha se modernizado, estiramentos musculares seguem sendo a mais traiçoeira das contusões.
Por mais que tenha tentado disfarçar, Lasmar está preocupado com Douglas Costa.
Ao contrário do que acontece com Neymar e Fagner, que está em fase final da recuperação de contratura na coxa direita.
O medo na Seleção tem nome e sobrenome.
Douglas Costa.
Por enquanto, não há risco de corte.
Por enquanto...