Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Cosme Rimoli Copa 2018
Publicidade

Incoerência de Tite. Sermões dos veteranos. Aparecem os pecados

Dias depois de eliminação de Brasil da Copa começam a aparecer primeiros sinais de que havia problemas na equipe e com escolhas do treinador

Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli

Não havia a harmonia que todos tentavam mostrar. A veio à tona
Não havia a harmonia que todos tentavam mostrar. A veio à tona Não havia a harmonia que todos tentavam mostrar. A veio à tona

Moscou, Rússia

"Allez Les Blues! Só mulecada (sic), nenhum jogador experiente 'pra encher o saco'. Time joga solto... Treinador firme com suas escolhas, coerente de verdade.

"Não vejo nenhuma postagem de mulheres de jogadores franceses falando m... e atrapalhando o time.

Copa do Mundo registra 45 casos de assédio sexual na Rússia

Publicidade

"Vamos, França!"

A postagem de Luan Aoás ganhou espaço no mundo todo. Por um simples motivo. Rompeu o acordo que os jogadores brasileiros, eliminados da Copa da Rússia, fizeram. Era um pacto para preservar o grupo e, principalmente, Tite.

Publicidade

Miranda, Marcelo, Paulinho, Alisson, Fagner, Gabriel Jesus, entre outros, que tiveram a dignidade e coragem de dar sua versão depois da derrota diante da Bélgica, foram pelo mesmo caminho. A de que 'o grupo não poderia estar mais unido, feliz e satisfeito com tudo que viveu na Rússa", como repetiu Miranda.

O que a imprensa internacional ainda fala de Neymar

Publicidade

Não era bem assim. Assim como Neymar, alguns reservas sempre fugiam das entrevistas. Entre eles, o que sempre fazia questão de ser o primeiro a sair depois dos jogos e passar pela zona mista, onde estavam os jornalistas, era Marquinhos. Andava rápido, fingindo não ouvir os jornalistas chamarem seu nome. Era óbvio o quanto estava desgostoso com a reserva.

Seu irmão tocou em pontos delicados, em feridas abertas da eliminação do Brasil. O primeiro é que a França está na final 'sem nenhum jogador experiente 'para encher o saco'.

A referência é clara, direta a Thiago Silva, Paulinho, Fernandinho, Miranda e Marcelo. Não é segredo para ninguém que o quinteto fazia, em longas conversas, tentar orientar o restante do grupo. Incentivar os titulares e tranquilizar os reservas. Estava óbvio que alguns suplentes dispensavam essas palavras de conforto.

Pogba: 'Não sou Ronaldinho, nunca serei, mas vou jogar a final da Copa'

A estocada com maior profundidade está na frase "treinador firme com suas escolhas, coerentes de verdade". Não, ele não faz parte do fã clube de Didier Deschamps. Pelo contrário. O que quis mostrar foi a incoerência de Tite.

E Luan sabe o que escreveu. Ele acompanhou toda a felicidade do irmão ao se tornar titular absoulto da Seleção Brasileira, ao lado de Miranda. Ambos formaram uma dupla excelente desde que Tite assumiu. O treinador falou publicamente o quanto estava feliz om o trabalho dos dois. E deixou a todos, imprensa, time e Marquinhos convencidos que a sua dupla de zaga para a Copa estava formada.

Mas na reta final para começar o Mundial, no amistoso contra a Croácia, a decepção. Tite revelou que Thiago Silva seria o titular ao lado de Miranda e Marquinhos seria o reserva. "É uma injustiça que sou obrigado a fazer. O Marquinhos vinha jogando bem demais. Só que sou obrigado a seguir os meus conceitos mais íntimos. E, por isso, vão jogar o Thiago e o Miranda", disse o técnico.

Mbappé Facts: as brincadeiras com a velocidade do destaque da França

Marquinhos estava convicto que seria o titular na Copa. Na última hora, a reserva
Marquinhos estava convicto que seria o titular na Copa. Na última hora, a reserva Marquinhos estava convicto que seria o titular na Copa. Na última hora, a reserva

O golpe foi pesado demais para Marquinhos. Seu sofrimento foi repartido apenas com a família. Ele fugia das entrevistas, ninguém soube publicamrente o quanto ele estava decepcionado. Era a segunda vez que Tite não era sinal de alegria. A primeira foi quando o treinador disse que ele não teria espaço no Corinthias.

Quando garoto foi capitão de várias seleções brasileiras de base. Capitão do Corinthians campeão da Taça São Paulo de 2012, esperava ter uma chance com Tite. Ele contava com Chicão, Felipe, Leandro Castán, Paulo André, Vinicius e Wallace. Não pensou duas vezes em aceitar despachar o promissor jogador para a Roma. O clube italiano o comprou por R$ 22 milhões. E o vendeu para o PSG por R$ 144 milhões. Foi um dos piores negócios da história do Corinthians.

Trippier deixa a Segunda Divisão para se tornar destaque na Copa

Tite nunca teve confiança absoluta em Marquinhos. Tanto que, durante a Copa, ele só entrou nos últimos minutos da partida contra o México, no lugar do meia-atacante Willian. Substituição para roubar o tempo do jogo.

Quanto às mulheres dos jogadores, o irmão de Marquinhos se refere principalmente à de Douglas Costa, que reclamou dos fortes treinamentos na Seleção que, segundo ela, acabou por contundir o marido. 

Além de titular, Thiago Silva tinha liberdade para dar longos discursos aos jovens
Além de titular, Thiago Silva tinha liberdade para dar longos discursos aos jovens Além de titular, Thiago Silva tinha liberdade para dar longos discursos aos jovens

Enfim, havia algo errado no paraíso. 

A passagem pelo Brasil na Rússia não foi tão tranquila.

E nem havia tanta unidade como Tite quis mostrar.

Nada como o tempo para surgir a verdade...

Veja como foi a festa em Paris depois de classificação da França:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.