Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Cosme Rimoli Copa 2018
Publicidade

A agonia de Jesus. Artilheiro sem gols. E intocável

Por mais que não tenha feito um gol sequer na Copa do Mundo, o atacante do Manchester City segue titular absoluto e homem de confiança de Tite

Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli

Gabriel Jesus tem a proteção de Tite. Mas é o artilheiro sem gols do Brasil
Gabriel Jesus tem a proteção de Tite. Mas é o artilheiro sem gols do Brasil Gabriel Jesus tem a proteção de Tite. Mas é o artilheiro sem gols do Brasil

Moscou, Rússia

"Lógico que estou cada vez mais incomodado. Estou muito mais do que vocês que querem ver gol meu. Sei que o camisa 9 da Seleção Brasileira é o homem do gol. Mas não posso me deixar abater. Sei que estou fazendo tudo o que o Tite quer."

"Por que ele não me tira do time para colocar o Firmino? Talvez porque estou cumprindo o que ele pede e esteja ajudando a equipe. O Tite mesmo tenta me acalmar, dar tranquilidade. Mas é muito difícil para um artilheiro ficar sem marcar. Isso precisa acabar."

Veja a tabela completa e atualizada da Copa do Mundo 2018

Publicidade

O desabafo corajoso de Gabriel Jesus, na zona mista do Spartak Stadium deixa claro o contraste entre a obviedade, tradição e a modernidade.

"Se convencionou esperar que o 9, o centrovante, seja o grande artilheiro da equipe. Faça gols e mais gols. Só que o futebol mudou. Muitos desses artilheiros tinham equipes que jogavam para ele. Hoje um timpe precisa ser coletivo. Não pensar no individual. O grande exemplo é Gabriel Jesus.

Publicidade

'Ele corre o tempo todo. Encurta, acaba com o espaço dos times adversários. Não deixa que nos ataque desde trás. Ele pressiona os zagueiros, laterais. Não há tranquilidade para sair jogando. E ainda está sempre muito bem posicionado para explodir nos contra-ataques. 

"É um jogador técnico, habilidoso, rápido. Abre espaço para os companheiros, atraindo um, dois zagueiros. Antes de exigr gol, eu exijo muito mais, que é o desempenho, vibração, intensidade. É o que estou conseguindo com o Gabriel. Estou muito feliz com seu desempenho. E a minha analise vai bem além dos gols", elogia Tite.

Publicidade

Confira tudo sobre Copa 2018 no R7 Esportes

Só que está claro que, para o treinador do Brasil, o atacante do Manchester City pode ficar tranquilo, há o outro lado da moeda. Roberto Firmino, que vive uma ótima fase, parou de dar entrevistas desde a partida contra a Costa Rica. Ontem saiu rápido, fez de conta que não ouviou os pedidos dos jornalistas. Esta claramente incomodado com a situação. Ele sabe ser mais artilheiro que Gabriel Jesus.

Mas observando as explicações de Tite, Firmino não consegue cumprir a metade da situação defensiva de Gabriel Jesus. "Olha, eu tenho corrido demais. Tenho dado o meu maximo do estado físico. Faço o que é exigido. Marcas os zagueiros do adversário. Não importa se a bola venha da esquerda ou direita. Sou eu quem tem de acompanhar. Ficar dando piques o tempo todo para que soltem a bola de qualquer jeito", desabafa.

De acordo com o setor de estatisticas da Fifa, Gabriel Jesus foi o terceiro jogador a mais correr em campo. Nas três primeiras partidas foram 27,3 quilômetros. Seriam mais se não tivesse' sido substituído por Roberto Firmino.

Na história do Brasil na Copa, Vavá, em 1950 e Alcindo, em 1966 passaram a primeira fase sem marcar. Em 1970, não havia centroavante fixo no time titular de Zagallo. Tostão vestia a 9 e só marcou na segunda fase do Mundial. Mas a comparação é forçada.

"Se eu estou incomodado sem marcar gols, lógico que sim. Cabecei na trave contra Costa Rica, teve o lance do pênalti contra a Suíça, contra a Sérvia, a zaga salvou. O gol vai chegar, tenho certeza. Enquanto isso vou fazendo tudo o que o Tite pede.

Curta a página R7 Esportes no Facebook

Com a ausência dos gols de Gabriel Jesus, o jogador faz questão de dizer que pararam as ligações folclóricas para sua mãe, dona Vera. "

De maneira discreta, longe da imprensa, nos treinos secretos, Tite tem forçado Gabriel Jesus a treinar finalizações. E o desempenho do atacante tem sido ótimo. Mas os arremates faltam durante os jogos. Ele segue servindo demais os companheiros em vez de chutar.

"Não, a gente não tem conversado muito sobre os gols. Ela sabe que estou fazendo o meu melhor. Ela não quer me deixar mais ansioso. Sabe que a hora é de me deixar mais concentrado.

Veja os horários dos jogos do Brasil na Copa do Mundo

"Mas foi o que conversei com o Tite. E senti todo o apoio dele. Estou sendo muito útil ao time não importa quem faça os gols. A Seleção está jogando cada vez melhor. Se eu não marcar nenhum e o Brasil for campeão, é isso que importa.

"Só que sei que não será assim. Fui artilheiro por onde passei. Os meus gols vão voltar", promete Gabriel Jesus...

Torcedores de Brasil e Sérvia brigam nas arquibancadas em Moscou

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.