Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rafael Moura, o He-Man, confirma presença no ITF Batata Bowl e joga ao lado de jovem talento em Ubá (MG)

He-Man, como era chamado no futebol, começou este ano um trabalho com as categorias de base do Beach Tennis em MG

Lance|

Depois de contar com nomes de peso como Natália Font e Flávia Muniz, ex-top 5 do mundo e uma das pioneiras da modalidade no país, Rafael Moura, o He-Man, é mais um nome a confirmar participação no ITF BT50 Batata Bowl International Cup. Ex-atacante de futebol, que fez história em clubes como Corinthians, Fluminense, Internacional, Atlético-MG e América (MG), jogará ao lado de jovem promessa no evento que acontece de 17 a 21 de maio nas quadras do Praia Club Sport, em Ubá (MG), e distribuirá US$ 4 mil em premiações e 50 pontos no ranking da Federação Internacional de Tênis (ITF).

Aposentado dos gramados, o mineiro de 39 anos natural de Belo Horizonte completou recentemente um ano como profissional de Beach Tennis. A nova modalidade ajudou o atleta a superar uma depressão após o falecimento da mãe em 2020, e a lidar com as incertezas após a aposentadoria no futebol.

"Nessa primeira temporada meu objetivo era estar entre os 200 melhores do mundo, e eu consegui. Cheguei ao posto de número 194, meu melhor ranking até aqui. Agora, minha meta é poder entrar no top 100", conta He-Man, apelido que o deu fama e projeção nacional com as chuteiras, mas que agora quer alçar novos voos com a raquete nas mãos.

"Tenho treinado e participado de torneios, cada vez mais. Mas ainda não tenho uma dupla fixa, e por isso não consigo ter uma rotina junto de um parceiro. É um pouco diferente da época do futebol, quando podia saber o planejamento de um ano inteiro. Fiquei fora de algumas etapas do circuito por não ter um parceiro, e isso tem me incomodado um pouco. Mesmo assim mantenho o foco na busca de uma parceria fixa, para que eu consiga rodar todas as etapas e somar o máximo de pontos possível. Alcançando assim a meta de estar entre os cem melhores da categoria", planeja Moura, hoje na 214ª posição.

Publicidade

"Mas além de toda essa questão, acho que o Beach Tennis vem me dando uma alegria enorme. Hoje posso jogar com toda a minha família, esposa e filhas. É muito mais importante pra mim do que propriamente uma obrigação de chegar ao topo do ranking. Mas mesmo assim, sou super competitivo e quero subir posições o quanto antes", disse o atleta, que atualmente, à convite do presidente da Federação Mineira de Tênis François Rahme, também ocupa sua rotina como diretor da FMT cuidando dos jogadores juvenis da Entidade.

"É um trabalho pioneiro aqui em Minas, né? Não tinha isso. Então estou fazendo todo o cadastro dos jovens atletas. A gente realizou peneiras pra conhecer essa garotada. E descobrimos que temos diversos jogadores com grande potencial. Mas que precisam ter algum local mais voltado para treinamentos de alto rendimento. São nomes como Gustavinho Gomes, Davi Abdanur, Natália Buonincoutro, Rafaela Marques, Lucas Saba, entre outros, uma turminha muito boa, que tem conseguido alguns resultados expressivos. Vamos ter agora a Copa Minas, no final de agosto, onde o primeiro e o segundo colocado automaticamente são convocados pra Copa das Federações", lembra Moura, que será o capitão da equipe sub-14 e sub-18 na competição estadual por equipes.

Publicidade

Trabalhar como diretor da categoria juvenil da FMT foi um movimento natural para Rafael Moura, como ressaltou o pai de duas atletas, Luma e Nina.

"Acompanhando minhas filhas nos torneios, sempre me pediam alguma dica. Algum conselho, por toda a minha noção como atleta de alto rendimento. Anos sob pressão de treinamento, de dedicação. Conversando com diversas pessoas, me aconselharam, por conta dessa minha experiência com cobrança e alto rendimento, que seria proveitoso eu aceitar esse cargo como diretor e como capitão do juvenil", contou, lembrando também que Minas Gerais vai receber, de 12 a 14 de maio, o campeonato ITF Júnior, pela primeira vez no estado.

Publicidade

"Isso aí foi uma coisa que consegui junto a Confederação Brasileira, a CBT. A expectativa é muito boa, em receber atletas de todo o Brasil. Vamos poder ter uma noção de quão preparados estão os nossos atletas mineiros. Vai ser legal para que vejam que Belo Horizonte também é um grande centro, com estrutura pra receber grandes torneios", divulgou Moura, animado também com a parceria que fará com o jovem talento Emílio Giorgetta no ITF BT50 Batata Bowl International Cup.

Número 1 do mundo Sub-18 em 2022 e atualmente ocupando a posição 154 do ranking da ITF, Giorgetta foi finalista do Mundial Juvenil em 2019 e 2021, e campeão do PanAmericano Sub-14, em 2018.

"É um jovem de muito talento. Tenho certeza que, com a união da minha experiência com sua técnica, estratégia de jogo, e jovialidade, a gente possa fazer uma boa dupla e conseguir bons resultados em Ubá. Também estou muito feliz por ver Minas conseguindo cada vez mais espaço no cenário nacional. Vai ser o primeiro evento internacional da modalidade na Zona da Mata Mineira. Então queria dar os parabéns ao Daniel Batata por conseguir realizar esse torneio. Tenho certeza que vai ser um torneio muito legal, que já entra no circuito colocando o nome de Minas dentro desses grandes campeonatos que a gente tem visto ao longo do país. Expectativa muito boa de poder viajar, jogar em terras mineiras, duelar em casa, formando dupla com um grande parceiro", finalizou.

O Batata Bowl Internacional Cup tem início no dia 17 de maio com os duelos do BT10, que distribui dez pontos aos atletas no ranking da ITF. O quali do BT50 movimenta as quadras do Praia Club Sport no dia 18, um aquecimento para a chave principal do torneio que acontece entre os dias 19 e 21 de maio.

Paralelamente, serão disputadas categorias amadoras que contam pontos para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis nas categorias A, B, C e D com disputas de duplas masculina, feminina e mistas, além dos veteranos no 40 e 50+ e dos juvenis Sub 18 e Sub 14. As inscrições estão nos últimos dias e terminam no domingo, dia 14. Elas podem ser feitas pelo site https://lastlink.bio/itfbatatabowl .

Chancelado pela Federação Mineira de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis e Federação Internacional de Tênis, o ITF BT50 Batata Bowl International Cup conta com o Patrocínio da Wilson, Colpany Temper, Colpany Vidros, Nova Ótica Premium, Coca-Cola, Cerveja Estrella Galícia, Santa Isabel Saúde e Transporte Camillo dos Santos. O evento tem o apoio da Mundial Acabamentos, Hotel Le Canton, Jeep, UniFagoc, Viveiro Ecológico, Fit Run, Monster Energy, Reign , Marcio´s Frios Churrasco, e Prefeitura Municipal de Ubá . A fisioterapia será com a Impulse Fisioterapia. O Hotel Oficial é o Trip com tarifas especiais com os atletas informando o cupom de desconto BATATABOWL . A realização é do Batata Bowl Entertainment.

A Bola Oficial do evento será a Wilson Tour Premier.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.