Reforçado, São Paulo quer brigar por títulos e encerrar jejum no ano
Time treinado por André Jardine tenta melhores resultados do que no ano passado, quando chegou a liderar o Brasileirão por várias rodadas
Futebol|Wemerson Ribeiro, do R7*
Após uma temporada frustrante para o seu torcedor, o São Paulo começa 2019 sob um novo patamar. Além de não perder nenhum jogador titular, o Tricolor se reforçou no mercado com a chegada de sete atletas.
Leia também
Confira as 10 maiores contratações de estrangeiros do futebol brasileiro
Atual campeão, Flamengo cai para Figueirense na Copa São Paulo
Com perna menor que outra, atleta do Palmeiras se destaca na Copinha
A estreia do São Paulo. Tão animadora quanto preocupante
Nenê se diz feliz por voltar a marcar, mas lamenta derrota do São Paulo
BLOG SÓ ESPORTES: Jogo festivo? Lugano dá carrinho em filho de Zico e vídeo viraliza
O primeiro desafio do time no ano é se classificar para a fase de grupos da Libertadores 2019. Para isso, enfrenta o Talleres-ARG, com a vangagem de decidir o segundo jogo em casa.
Ao mesmo tempo, terá que dividir as atenções com o Campeonato Paulista, título que não vem desde 2005. As primeiras partidas da competição serão realizadas no Pacaembu devido às obras que acontecem no Morumbi.
Dentre os grande do Estado, o São Paulo é o que está há mais tempo sem erguer uma taça importante. O último título veio em 2012, na Copa Sul-Americana, quando Rogério Ceni e Lucas ainda estavam no clube.
Quem chegou
O São Paulo foi um dos clubes que mais se movimentou no mercado de transferências nesta virada de ano. Ao todo, foram sete reforços, incluindo a chegada do meia Hernanes, que estava no Hebei Fortune, da China. O astro retorna após uma temporada longe do Morumbi, onde, em 2017, foi fundamental na briga contra o rebaixamento no Brasileirão.
Outra contratação de peso do Tricolor Paulista é a do atacante Pablo, ex-Athlético Paranaense e destaque na campanha do título da Copa Sul-Americana de 2018. Apesar de ambos terem marcado 12 gols no último Campeonato Brasileiro, o reforço deve assumir a titularidade que era de Diego Souza por ter terminado melhor o ano de 2018.
APRESENTADOS: Willian e Biro Biro vestem camisa e exaltam projeto do São Paulo
Quem saiu
Dois jogadores que começaram a última temporada como titulares acabaram deixando o São Paulo nesta virada de ano: Rodrigo Caio e Sidão. O zagueiro, sem conseguir apresentar a consistência em seu futebol que a torcida esperava, acabou se transferindo para o Flamengo.
O goleiro Sidão, hoje no Goiás, também deixou o Morumbi sob críticas dos são-paulinos. Inseguro na meta tricolor, o jogador perdeu o espaço entre os titulares ainda no comando de Aguirre e seguiu no banco com André Jardine. Jean, que veio do Bahia no início daquele ano, assumiu o posto.
Principal destaque
O principal reforço do São Paulo para 2019 é o meia Hernanes, que chega após uma temporada no Hebei Fortune, da China. O jogador tem o carinho da torcida, que lembra, dentre outros momentos, do papel que o craque desempenhou no Brasileirão de 2017, quando foi fundamental na briga contra o rebaixamento.
Outra função de destaque para Hernanes no elenco tricolor é a de líder. Já com 33 anos, o meia soma sua terceira passagem no time e é um dos mais experientes no time. Ao lado de Nenê, com 37, Jardine poderá contar com figuras para "assumir a responsabilidade" dentro do grupo.
Veja também: São Paulo pode ganhar bolada com vendas de jogadores na Europa
Time-base
O treinador André Jardine não deve fazer uma mudança radical no time, pelo menos neste começo de temporada. A começar pela posição de goleiro, cujo titular de 2018 não deve perder posição. A tendência é que o recém-contratado Tiago Volpi ganhe espaço aos poucos.
Dos sete reforços, apenas dois deles têm sua vaga quase certa no time titular: Hernanes e Pablo. O segundo, motivado pelo final de ano que rendeu ao atacante, então no Athlético-PR, o título da Copa Sul-Americana.
Time que deve começar a temporada: Jean, Reinaldo, Anderson Martins, Arboleda e Bruno Peres; Jucilei, Hudson e Hernanes; Everton, Pablo e Nenê
* Estagiário do R7, sob supervisão de Adalberto Leister Filho
Curta a página R7 Esportes no Facebook
Hernanes é o paizão-filósofo e salvador da pátria do São Paulo