Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Motivado pelo pai e guiado por Abel: conheça Vanderlan, do Palmeiras

Cria da Academia fez parte do título inédito da Copinha, contra o Santos, em janeiro, no Allianz Parque; lateral tem vínculo até 2026

Futebol|Do Live Futebol BR


Vanderlan disputa o espaço com Edenílson na vitória do Palmeiras sobre o Inter no Brasileirão
Vanderlan disputa o espaço com Edenílson na vitória do Palmeiras sobre o Inter no Brasileirão

O Palmeiras se encaminha para o fim de mais uma temporada em que lutou por títulos e utilizou os "Crias da Academia" ao longo do ano. Vanderlan foi uma das novidades de Abel Ferreira no profissional, campeão em torneios de base e motivado pela carreira do pai para exercer sua função em campo.

Nascido em Brumado, na Bahia, o lateral-esquerdo chegou ao Verdão em 2017, depois de ser visto atuando no Jacuipense, do seu estado natal e já está na história do clube, pois fez parte da campanha inédita do título da Copinha, contra o Santos, no mesmo Allianz Parque, que será o palco do "clássico da saudade" diante do mesmo Peixe, às 18h30 (de Brasília), no próximo domingo (18).

“Um sonho sendo realizado, estou muito feliz e aprendendo muito no dia a dia, melhorando cada vez mais como pessoa e atleta. Cheguei em março para atuar no sub-15 e logo fui relacionado para jogos dos juniores”, comentou Vanderlan.

Ainda que o sonho de todo garoto, em sua maioria, seja ser um atacante no futebol, a Cria da Academia palmeirense pensou diferente quando decidiu ser um atleta, sendo inspirado por Vanderlei Barbosa da Silva.


“Meu pai sempre jogou (várzea) de lateral-direito, quando eu era pequeno sempre ia assistir aos jogos dele na minha cidade, então esse é o motivo. Como referências [na posição] tenho o Robertson (Liverpool, da Inglaterra) e o ex-jogador Roberto Carlos. No Palmeiras, o Piquerez, que é um grande lateral, me ensina muito”, destacou o camisa 36.

“Muito aprendizado, incluindo de culturas diferentes. Uma experiência incrível, são dois [Jorge e Piquerez] grandes atletas que me ajudam muito, dentro e fora de campo”, acrescentou o lateral.


Liderança de Abel Ferreira

Em novembro de 2020, durante a pandemia do coronavírus, o técnico Abel Ferreira começou a comandar o Palmeiras e, desde então, caiu nas graças da torcida e da direção do clube. Afinal, são cinco títulos conquistados em nove finais disputadas e, atualmente, lidera o Brasileirão com 54 pontos, oito à frente do segundo colocado, quando faltam 12 rodadas.


“Na época da Covid-19, fui relacionado pela primeira vez para a equipe principal. Desde esse dia, admiro o trabalho do Abel. É um grande gestor de grupo e um estudioso também. Se prepara muito para cada adversário”, confessou a joia da base.

“Ele [Abel Ferreira] mesmo fala que, além de querer nos tornar melhores jogadores, quer nos fazer melhores homens. É uma figura muito importante aqui dentro”, completou Vanderlan.

Leia também

Memória afetiva

Vanderlan faz hoje parte do elenco principal; atua em partidas e não é só relacionado. Dessa forma, em campo, pode ter seu primeiro título no profissional, e logo pelo Campeonato Brasileiro, taça que a instituição não ganha desde 2018.

“Estava na categoria sub-16. Aliás, fui assistir ao último jogo [triunfo sobre o Vitória] e a entrega da taça. Me lembro da linda festa que a torcida fez. Quero desta vez poder estar em campo, ajudar a equipe a conquistar mais um título e ver a festa do torcedor”, recordou.

Nesta edição, o lateral-esquerdo lançado no profissional pelo Verdão já fez sete partidas, conseguindo uma assistência para o gol da vitória do Alviverde e um prêmio como o craque do jogo. O vínculo contratual do jogador é até dezembro de 2026.

Da verdade sobre Maradona ao creme de papaia: conheça as histórias de Lancellotti

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.