Guerrero substitui Maradona em música de provocação da torcida
Principal atacante da história do Peru teve problema com doping por substância presente na folha de coca e chegou a ser suspenso por 14 meses
Futebol|André Avelar, do R7, no Rio
A final da Copa América também reservou alguma rivalidade. A torcida brasileira inclusive substituiu neste domingo (7), no Maracanã, o argentino Diego Maradona pelo peruano Paolo Guerrero em uma de suas músicas mais conhecidas em jogos da seleção.
Depois do refrão “mil gols, mil gols, só Pelé, só Pelé”, a música lembrava os problemas de Maradona com o doping por cocaína. O primeiro resultado positivo para a droga foi em 1991, quando ainda atuava pelo Napoli. Em outro caso emblemático, o craque foi pego em 1994, já pela seleção argentina, em plena Copa do Mundo.
COSME: Ganhar a Copa América é bom, mas não pode se iludir
Com Guerrero, o caso foi diferente apesar da provocação da torcida. O atacante peruano chegou a ser suspenso por 14 meses por benzoilecgonina, um metabólito da cocaína e da folha de coca, em um caso que envolveu até um garçom de um hotel em que a seleção peruana ficou hospedada — havia a suspeita de contaminação por um suco servido ao jogador.
O camisa 9, maior artilheiro do Peru, que tanto ajudou o time a se classificar para uma Copa depois de 36 anos de ausência, participou do Mundial graças a uma apelação do TAS (Tribunal Arbitral do Esporte).
Curta a página de Esportes do R7 no Facebook
Veja as melhores fotos da final da Copa América entre Brasil x Peru