Grêmio entra na fase de grupos da Liberta e América-MG e Sport caem
São Paulo ficou com vaga na fase eliminatória do torneio continental. Flu, Vasco e Chapecoense, que tinham chance de rebaixamento, escaparam
Futebol|Marcos Sergio Silva, do R7
Com os sete jogos deste domingo (2), o Campeonato Brasileiro de 2018 chegou ao fim com as três definições que faltavam: o Grêmio ficou com a quarta vaga na fase de grupos da Libertadores, e América-MG e Sport foram rebaixados para a série B.
Para conquistar a vaga, o tricolor gaúcho bateu o Corinthians em Porto Alegre por 1 x 0. O São Paulo perdeu por 1 x 0 para a Chapecoense, em Chapecó (SC), e vai disputar a fase eliminatória da competição continental junto com o Atlético-MG, que venceu o Botafogo por 1 x 0 no sábado.
O Palmeiras, que já havia garantido o título na rodada passada, Flamengo e Inter completam os classificados para a fase de grupos da Libertadores 2019. O Atlético-PR, que venceu o Fla no Rio por 2 x 1 no sábado (1), ficou em sétimo — se vencer a final da Copa Sul-Americana, contra o Junior-COL, ainda pode entrar direto na fase de grupos, como o Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil e que empatou neste domingo com o Bahia, em Salvador.
Vitória, que perdeu para o Palmeiras em São Paulo por 3 x 2, e Paraná (empatou com o Inter em 1 x 1 em Curitiba) já haviam caído nas rodadas anteriores. O América-MG perdeu um pênalti, com Luan, contra o Fluminense, e caiu para os cariocas no Maracanã. O Sport conseguiu vencer o Santos por 2 x 1 na Ilha do Retiro, no Recife, mas também foi rebaixado.
Com esses resultados, Fluminense, Vasco (que empatou com o Ceará sem gols) e Chapecoense, que tinham chance de cair, escaparam da degola.
Veja as fotos do jogo de entrega da taça para o Palmeiras