Ex-time de Tite, azarão Al Ain pode conquistar Mundial de Clubes
Time dos Emirados, finalista após eliminar River, já teve jogadores conhecidos do futebol brasileiro no elenco, como Emerson Sheik, Valdívia e Dodô
Futebol|Adalberto Leister Filho, do R7
Com bem menos história do que o River Plate, rival batido na semifinal do Mundial de Clubes, Al Ain completou, em 2018, 50 anos de existência. Fundada em 1968, a equipe tem como principal título na história a Copa dos Campeões da Ásia, conquistada em 2003.
Leia também
Após 'zebra' com River, Real Madrid redobra atenção contra Kashima
Roubo da Taça Jules Rimet na sede da CBF completa 35 anos
Zico sobre Neymar: 'Ele deveria mudar e pensar como jogador'
Árbitro brasileiro apitará Kashima x Real Madrid na semi do Mundial
Campeão da Libertadores 2019 vai ganhar o dobro em premiação
Agora, pode atingir a maior façanha de sua história. Convidado para disputar o Mundial de Clubes, o Al Ain terá a chance de disputar o título, no próximo sábado (22), às 14h30.
Brasileiros no Al Ain
No banco, o Al Ain já foi dirigido pelo técnico Tite, campeão do Mundial de Clubes de 2012 com o Corinthians. O atual técnico da seleção brasileira se sentou no banco do Al Ain em 2007, antes de cumprir temporadas vitoriosas no Corinthians que o levaram à seleção brasileira.
As relações com o futebol brasileiro começaram bem antes do meia Caio, autor de um dos gols no empate contra o River Plate por 2 a 2, que levou a semifinal do Mundial de Clubes para os pênaltis. Atacantes de destaque no futebol brasileiro, como Dodô, apelidadeo de "artilheiro dos gols bonitos", e Emerson Sheik, que se aposentou no final desta temporada no Corinthians, também passaram pelo Al Ain.
Dodô jogou lá em 2006, antes de voltar ao Brasil para atuar por clubes como Botafogo, Vasco e Fluminense. Sheik atuou no Al Ain em 2010. Dois anos depois, seria um dos destaques do Corinthians na conquista da Libertadores e do Mundial de Clubes da Fifa. O meia Michel Bastos, ex-São Paulo e Palmeiras, e o atacante Rodrigo Mendes, com passagens vitoriosas por Grêmio e Flamengo.
A equipe também já teve como estrela outro jogador bem conhecido dos brasileiros: o meia Valdivia, ídolo do Palmeiras. O chileno jogou por lá entre 2008 e 2010, conquistando em 2009 a Super Copa dos Emirados Árabes, a Copa Etisalat e a Copa Presidente, todos torneios de nível nacional.
COSME RÍMOLI: Vândalos e Gallardo. Responsáveis pelo histórico vexame argentino
Títulos
O clube foi fundado por membros da comunidade do Bahrein e Sudão, no país. Os imigrantes são parcela significativa da população dos Emirados Árabes. Segundo o último censo, de 2010, apenas 13% da população do país é considerada nativa.
O Al Ain é o clube mais bem-sucedido no futebol do país, que não conta com quase nenhuma tradição no futebol. O país nunca disputou uma Copa do Mundo. São 13 títulos da Liga dos Emirados Árabes, equivalente ao campeonato nacional, seis Copas do Presidente e três Copas da Federação. No nível internacional, além da Copa da Ásia de 2003, o time também conquistou em 2001 a Copa do Golfo, torneio disputado entre países integrantes da Península da Arábia, surgido em 1982.
Curta a página R7 Esportes no Facebook
River aumenta lista de vexames de sul-americanos no Mundial