Rubiales está suspenso de atividades do futebol
GABRIEL BOUYS/AFP - 27.11.2019A Fifa (Federação Internacional de Futebol) anunciou neste sábado (26) a suspensão provisória do presidente da RFEF (Real Federação Espanhola de Futebol), Luis Rubiales, que beijou sem consentimento a jogadora Jenni Hermoso no último domingo (20), após a final da Copa feminina.
"Hoje decidimos a suspensão provisória do senhor Luis Rubiales de todas as atividades relacionadas com o futebol em nível nacional e internacional", afirmou o órgão dirigente do futebol mundial em comunicado, explicando que a suspensão durará um período inicial de 90 dias "e enquanto tramitar o processo disciplinar aberto".
Veja também
-
Futebol
Hermoso desmente Rubiales sobre 'beijo consentido' e boicota federação ao lado das jogadoras
-
Copa do Mundo
Chefe de La Liga, ligado a racismo contra Vini Jr., mira cartola que beijou atleta à força: ‘Sem surpresa’
-
Copa do Mundo
Presidente da Federação de Futebol se recusa a deixar o cargo por beijo à força em jogadora da Espanha
Mais cedo, a Federação Espanhola de Futebol tinha qualificado de "mentiras" as últimas acusações da jogadora da seleção de futebol do país Jenni Hermoso contra o presidente da entidade, Luis Rubiales, pelo beijo forçado.
O episódio aconteceu quando a Espanha recebeu as medalhas de ouro por ganhar da Inglaterra por 1 a 0 no último domingo (20), na final da Copa do Mundo. A entidade máxima do futebol espanhol anunciou "ações legais".
"A RFEF e o sr. presidente demonstraram cada uma das mentiras que se difundem, seja por alguém em nome da jogadora ou, se for o caso, pela própria atleta", disse o órgão em um comunicado na madrugada deste sábado, depois de Hermoso ter dito que se sentia "vítima de uma agressão" pelo beijo de Rubiales na boca.
De forma inesperada e apesar da pressão, o dirigente máximo do futebol espanhol se recusou a deixar o cargo na assembleia geral extraordinária da federação, que ocorreu em Las Rozas, na periferia de Madri.
No cargo desde 2018, Rubiales, que foi zagueiro quando profissional, empreendeu um contra-ataque às acusações, afirmando que o beijo foi "mútuo" e "consentido" e contou com a autorização da atleta. Ele aproveitou para atacar o "falso feminismo".