Copa América sorteia grupos e define VAR nesta quinta-feira
Conmebol havia manifestado interesse em adotar árbitro de vídeo pela primeira vez na competição de seleções, que vai de 14 de junho a 7 de julho
Futebol|André Avelar, do R7
A Copa América começa a tomar forma nesta quinta-feira (24), no Rio de Janeiro, com o sorteio dos grupos da primeira fase. Além disso, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) deve confirmar o uso do VAR (árbitro de vídeo assistente) para as 26 partidas da competição que vai de 14 de junho a 7 de julho, em cinco cidades brasileiras.
Brasil, Uruguai e Argentina são os cabeças-de-chave dos três grupos. Além deles, Colômbia, Chile, Peru, Venezuela, Paraguai, Equador, Bolívia e os convidados Japão e Qatar também participam da competição que acontece no Belo Horizonte (Mineirão), Porto Alegre (Arena do Grêmio), Rio de Janeiro (Maracanã), Salvador (Fonte Nova) e São Paulo (Arena Corinthians e Morumbi).
Leia mais: Saiba como comprar seu ingresso para jogos da Copa América
Essa deverá ser a primeira Copa América com a utilização do VAR. Assim como na Copa do Mundo, na Rússia 2018, o auxílio da tecnologia deve dar novamente as caras em um torneio de seleções. A própria Conmebol já utiliza o recurso na Copa Libertadores e na Copa Sul-Americana desde 2017 mas, inicialmente, apenas a partir das semifinais e posteriormente nas quartas de final em diante.
Presidente da comissão de arbitragem da entidade sul-americana, o brasileiro Wilson Luiz Seneme havia manifestado a intenção de utilizar a tecnologia em todo o torneio. Restava a dúvida se seria possível devido às diferentes configurações dos estádios já existentes e os custos de toda a operação. A Conmebol ainda não se pronunciou oficialmente sobre o tema.
E mais: Nome de estádio motiva troca do Allianz Parque
Leia também
O sorteio da Copa América acontece a partir das 20h30 (de Brasília), na Cidade das Artes, no Rio, e contará com a presença de craques do continente. Cafu conduzirá o evento que terá também as presenças dos brasileiros Ronaldinho Gaúcho, Zico e Marta, do uruguaio Diego Lugano, do argentino Javier Zanetti, do colombiano Francisco Maturana e do paraguaio Romerito.
Curta a página de Esportes do Facebook no R7
Torcedores fazem vigília em homenagem a jogador desaparecido