Copa 2018 Fifa reconhece polêmicas, mas se diz feliz com árbitro de vídeo na Copa

Fifa reconhece polêmicas, mas se diz feliz com árbitro de vídeo na Copa

Entidade considerou bem-sucedida implementação do VAR ainda que não comente caso a caso: 'aceito e apreciado dentro da comunidade do futebol'

  • Copa 2018 | André Avelar, do R7, em Moscou, na Rússia

Uso do árbitro de vídeo já mudou comportamento dos jogadores e torcedores

Uso do árbitro de vídeo já mudou comportamento dos jogadores e torcedores

Mariana Bazo/Reuters - 25.6.2018

A Copa do Mundo ainda não passou da primeira fase e já coleciona polêmicas em relação à arbitragem. Ainda assim, a Fifa disse nesta quarta-feira (27) estar satisfeita com a implementação do árbitro de vídeo, o VAR como vem sendo chamado o recurso tecnológico, apesar de reconhecer problemas em pontos interpretativos da regra.

Confira a tabela da Copa do Mundo

Para a Fifa, o sistema em geral está sendo “aceito e apreciado dentro da comunidade do futebol”. A entidade acredita, ainda que sem citar exemplos, determinados posicionamentos da arbitragem podem levantar discussões entre os envolvidos no jogo.

“A Fifa está extremamente satisfeita com o nível de arbitragem até o momento e com a bem-sucedida implementação do VAR”, disse a entidade em comunicado.

A seleção brasileira foi a primeira a questionar a utilização do árbitro de vídeo na Rússia. Ainda em sua partida de estreia, no empate contra a Suíça (1 a 1), o meio-campo Steven Zuber desloca o zagueiro Miranda da jogada e cabeceia para o gol. Além da reclamação dos jogadores dentro de campo, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) entrou com uma representação questionando o protocolo do VAR, que naquela ocasião analisou o lance, mas não interpretou como falta. 

Ainda naquela oportunidade, a Fifa avaliou como positiva a atuação do árbitro mexicano César Ramos e os assistentes que trabalharam naquela partida. No VAR, todo lance de gol deve ser confirmado. Além disso, nos lances de pênalti; de cartões vermelhos e identificação de jogadores. A partida não precisa ser paralisada para que haja a análise do árbitro de vídeo e o árbitro central pode pedir para analisar o vídeo nessas determinadas situações.

“Reconhecemos que ainda ainda haverá discussões e opiniões divididas em torno de certas decisões e agradecemos a compreensão de que não é possível para a Fifa comentar caso a caso”, disse a Fifa.

O uso do VAR já mudou o comportamento de jogadores e torcedores dentro dos estádios. Pela primeira vez em Copa do Mundo, não raro a torcida grita “VAR-VAR-VAR-VAR” para lances que considera duvidoso em relação ao seu time. Os jogadores também já são adeptos do retângulo com as mãos, gesto que o árbitro faz para pedir o uso da tecnologia apesar da promessa de advertência com cartão amarelo.

Por que Neymar é tão amado e tão odiado?

Últimas