Copa América 2019
Futebol Nome de estádio motiva troca do Allianz Parque na Copa América

Nome de estádio motiva troca do Allianz Parque na Copa América

Local seria chamado oficialmente pela Conmebol de 'Arena Palmeiras', fato que iria contra compromissos comerciais assumidos com patrocinador

Copa América 2019

Estádio teria fachada, banners e anunciantes cobertos durante Copa América

Estádio teria fachada, banners e anunciantes cobertos durante Copa América

Reprodução/Facebook Allianz Parque

A Conmebol justificou como ‘incompatibilidade comercial’ o motivo de retirar o Allianz Parque da Copa América de 2019. O R7 apurou que os naming rights do estádio palmeirense (como o estádio seria chamado) foram o principal motivo da substituição da sede pelo corintiano Itaquerão.

Durante todo o torneio, a entidade sul-americana e consequentemente os órgãos de imprensa passariam a se referir ao estádio como “Arena Palmeiras”. O fato, claro, desagradou os detentores dos naming rights, que preferiam ver sua marca, “Allianz Parque”, ao longo de toda competição.

Leia mais: Copa deveria ser retirada do Qatar, diz jornalista que investigou a Fifa

Mais do que isso, os responsáveis pelo estádio teriam cobertas a fachada, os banners dos demais anunciantes e toda a comunicação visual do local. A agenda de shows da arena, que também poderia ser um problema pelo possível conflito de datas, não afetaria a competição. O pedido da Conmebol é semelhante ao da Fifa para a Copa do Mundo de 2014, por exemplo, realizada na “Arena Corinthians”, que inicialmente chegou a ser chamada de “Arena de São Paulo”. 

A alteração da sede acontece justamente na época em que o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, voltou da Europa para enfim tentar fechar um nome para o estádio. A empresa de aviação Emirates, com sede em Londres, na Inglaterra, seria a principal interessada em dar nome ao Itaquerão.

Na noite desta sexta-feira, a entidade sul-americana emitiu um comunicado oficial confirmando a alteração de estádios. A substituição se deu depois de uma reunião do Conselho da Conmebol, em Buenos Aires, na Argentina.

A Copa América acontece de 14 de junho a 7 de julho, em seis estádios pelo Brasil: Arena Grêmio, Maracanã, Mineirão, Fonte Nova, Morumbi e agora Arena Corinthians. Além de dez países sul-americanos, o torneio também contará com as participações de Japão e Qatar. O sorteio dos grupos acontece em 24 de janeiro.

Curta a página de Esportes do R7 no Facebook

Caras e bocas: torcida sofre, mas comemora goleada do Palmeiras