Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Técnico estrangeiro? Saiba quais já passaram pelo Corinthians

Com nomes portugueses na pauta, Corinthians segue em busca de um substituto para Sylvinho, que caiu após derrota no clássico

Campeonato Paulista|Do Live Futebol BR

Último estrangeiro, argentino Daniel Passarella comandou o Timão por 15 jogos
Último estrangeiro, argentino Daniel Passarella comandou o Timão por 15 jogos

Após a saída de Sylvinho, que se despediu minutos depois da derrota para o Santos no clássico pelo Paulistão, nomes de treinadores estrangeiros ganharam força entre os torcedores do Corinthians, principalmente alguns portugueses.

Ex-Flamengo, Jorge Jesus está descartado por enquanto - mesmo fora do Benfica, ele recebe cerca de R$ 1,8 milhão mensais do clube até junho e não pensa em voltar a trabalhar imediatamente. Além dele, outro nome que ganhou espaço entre os corintianos nos últimos dias nas redes sociais foi o de Vítor Pereira. O ex-treinador de Porto (Portugal) e Fenerbahçe (Turquia) está desempregado.

Outros profissionais brasileiros também aparecem como possibilidades ao cargo que, por enquanto, segue ocupado interinamente por Fernando Lázaro, analista de desempenho do clube.

Mirando nomes lusitanos, o Corinthians pode repetir o que só ocorreu uma vez no clube. O português Jorge Gomes de Lima, conhecido como Joreca, treinou o time em 1948/1949. 


Ao todo, doze treinadores que não eram brasileiros passaram pelo Timão, sendo que apenas dois levantaram alguma taça com o Alvinegro.

O primeiro


O primeiro estrangeiro no comando técnico do Alvinegro foi Rafael Perrone. O italiano foi um dos fundadores do Sport Clube Corinthians Paulista e esteve à frente da equipe durante um ano. Além disso, foi sua mulher, Antônia Perrone, quem bordou o primeiro escudo do Timão nas camisas para que o time pudesse ingressar na chamada Liga Paulista, em 1913.

Os campeões


Depois de Perrone, os dois técnicos seguintes foram os únicos a conquistarem títulos. Foram eles o espanhol Casemiro González, que ganhou o Campeonato Paulista de 1914, e o italiano Virgilio Montarini, que levantou o estadual em 1930.

Neste século

Uruguaio Darío Pereyra comandou o Timão em 2001
Uruguaio Darío Pereyra comandou o Timão em 2001

No século 21, a primeira experiência estrangeira foi com o uruguaio Darío Pereyra. O ex-zagueiro foi demitido ainda na terceira rodada do Paulistão de 2001, após empatar com o Rio Branco de Americana e perder para Ponte Preta e Portuguesa Santista.

Já o último estrangeiro a dirigir o Corinthians foi o argentino Daniel Passarella, que esteve à frente da equipe em 15 partidas na temporada de 2005. Ele participou das três primeiras rodadas na campanha do título brasileiro daquele ano, porém, se despediu deixando o clube em 20º lugar num campeonato com 22 participantes.

Confira a lista completa de técnicos estrangeiros do Corinthians:

Rafael Perrone (Itália) - de 1910 a 1911

Casemiro González (Espanha) - de 1912 a 1914

Virgilio Montarini (Itália) - de 1928 a 1931

Pedro Mazulo (Uruguai) - de 1933 a 1934

Joseph Tiger (Argentina) - em 1944

Joreca (Portugal) - de 1948 a 1949

Jim López (Argentina) - em 1960

Fleitas Solich (Paraguai) - de 1962 a 1963

Filpo Nuñez (Argentina) - de 1966 a 1976

Armando Renganeschi (Argentina) - em 1978

Darío Pereyra (Uruguai) - em 2001

Daniel Passarella (Argentina) - em 2005

Monterrey fracassa no Mundial após gastar R$ 463 milhões

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.