Campeonato Paulista Paulistão 2023: começa neste sábado a fase decisiva do estadual

Paulistão 2023: começa neste sábado a fase decisiva do estadual

Oito clubes paulistas se enfrentam em busca das vagas na semifinal; Palmeiras e São Bernardo abrem a disputa

Resumindo a Notícia

  • Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Bragantino decidem vaga em casa.
  • Alviverde recebe o São Bernardo neste sábado (11); São Paulo fecha na segunda-feira (13).
  • Primeiro colocado enfrenta o segundo do mesmo grupo nesta fase.
  • Times da capital e o Braga despontam como favoritos.
Oito dos dezesseis clubes seguem na disputa pelo título do Paulistão

Oito dos dezesseis clubes seguem na disputa pelo título do Paulistão

Mauro Horita/Ag.Paulistão

Começam neste fim de semana as quartas de final do Paulistão. As oito equipes restantes do estadual mais disputado do país se enfrentam em jogos únicos, em busca das quatro vagas da semifinal.

Em ordem de maiores pontuações entre os classificados, Palmeiras, São Bernardo, São Paulo, Água Santa, Corinthians, Bragantino, Botafogo-SP e Ituano são os postulantes ao título da 123ª edição do campeonato paulista.

Os jogos da atual fase foram definidos da seguinte forma: o primeiro colocado enfrenta o segundo do mesmo grupo. Desse modo, o Palmeiras vai jogar contra o São Bernardo, o primeiro e o segundo colocados do grupo D, em sequência.

Em campo, teremos os principais jogadores do campeonato: Róger Guedes, pelo Corinthians; Rony, pelo Palmeiras; Galoppo, pelo São Paulo; e Artur, pelo Red Bull Bragantino.

Confira todos os confrontos

Palmeiras X São Bernardo, sábado (19h)

Melhores campanhas do estadual se enfrentam no Allianz Parque

Melhores campanhas do estadual se enfrentam no Allianz Parque

Montagem R7/ Rebeca Reis/Ag.Paulistão e Rodrigo Corsi/Ag.Paulistão

Talvez o jogo mais esperado destas quartas de final, por pôr frente a frente os dois times com as melhores campanhas gerais do Paulistão.

Com oito vitórias e quatro empates e invicto na competição, o Verdão defende o título do torneio, buscando o bicampeonato.

Com grandes atuações de Rony e Raphael Veiga, que juntos somam oito gols e sete assistências, e com a grata surpresa de Giovani, atacante de lado, vindo das categorias de base do clube, o Palmeiras, com justiça, é o favorito a se classificar, ainda mais por ter o fator casa, e poder decidir o jogo no Allianz Parque, com o apoio de sua torcida.

Por outro lado, o São Bernardo, o “pequeno” com a campanha mais surpreendente do Paulista, que continuar invicto contra os grandes.

Na fase de grupos, venceu o Corinthians por 2 a 0, bateu o São Paulo por 1 a 0 em pleno Morumbi e empatou com o Santos em jogo em seus domínios, por 1 a 1.

Com um futebol ofensivo, mesmo jogando fora de casa, e usando com muita sabedoria as transições rápidas para criar jogadas, o time de Márcio Zanardi pode sim surpreender o rival deste sábado (11).

O Bernô não vai contar com o camisa 10 Vitinho, que sofreu grave lesão no joelho. A principal esperança da torcida aurinegra fica em Chrystian Barletta, o artilheiro do time na competição.

Corinthians X Ituano, domingo (16h)

Corinthians põe favoritismo à prova contra o Galo de Itu

Corinthians põe favoritismo à prova contra o Galo de Itu

Montagem R7/ Rodrigo Corsi/Ag.Paulistão e Rebeca Reis/Ag.Paulistão

O Corinthians também terá a vantagem de decidir a partida em seus domínios e vai jogar na Neo Química Arena. Todos os ingressos foram vendidos. O jogo terá transmissão ao vivo na RecordTV e no Portal R7.

Em campo, o time de Fernando Lázaro não poderá contar com Renato Augusto, desfalque por causa de uma lesão no ligamento do joelho direito.

Sem o craque do time em campo, a torcida deposita suas esperanças na dupla de ataque Róger Guedes e Yuri Alberto, que, juntos, marcaram 12 dos 19 gols do Corinthians em 2023.

Outra boa notícia foi o desempenho de Paulinho, no último jogo, que marcou gol após quase um ano parado por lesão e se apresentou bem ao ataque, podendo ser um substituto de Renato no jogo contra o Ituano.

Em confrontos na Neo Química Arena, o Timão está invicto contra o Ituano. São duas vitórias e um empate em três partidas.

Já o Galo de Itu foi do inferno ao céu na última rodada da fase de grupos do Paulistão. Se antes da partida corria o risco de rebaixamento, a convincente vitória por 3 a 0 contra o Santos pôs o clube interiorano nas quartas da competição.

Após quase subir para a série A no ano passado, o elenco passou por uma grande reformulação. Com muitas saídas e entradas, o Ituano ainda não engrenou em 2023.

As esperanças de uma classificação passam por dois nomes que vêm se destacando. Um deles é Eduardo Person, meio-campista central, que tem cinco participações diretas de gol no torneio, e Gabriel Barros, atacante de beirada de campo habilidoso, que marcou contra o Santos na fase de grupos.

Red Bull Bragantino X Botafogo-SP, domingo (19h30)

Bragantino quer encaminhar vaga nas semis jogando em seus domínios

Bragantino quer encaminhar vaga nas semis jogando em seus domínios

Montagem R7/ Diogo Reis/Ag.Paulistão e Celio Messias/Ag.Paulistão

No duelo do grupo A, em que as duas equipes do interior tiraram o Santos da sequência da competição, o Bragantino e o Botafogo de Ribeirão Preto se enfrentam neste domingo (12), no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.

Vivendo uma “mudança de percurso” com a chegada do treinador Pedro Caixinha, o Braga fez campanha irregular, apesar da liderança no grupo. No total, são seis vitórias, quatro derrotas e apenas dois empates.

O time ainda depende muito da individualidade de Artur na solução de jogadas, mas se mostrou competitivo nas vitórias contra o Corinthians e o São Paulo, e até mesmo na derrota contra o Palmeiras.

De treinador novo, o Botafogo vem de três derrotas seguidas na competição e, provavelmente, é o clube que chega em pior momento à fase decisiva do Paulista.

A esperança de classificação passa pelos pés de Salatiel e Robinho, que marcaram 8 dos 13 gols feitos pela equipe.

São Paulo X Água Santa, segunda-feira (20h)

Jogando no Allianz, o Tricolor irá em busca da classificação contra os 'aquáticos'

Jogando no Allianz, o Tricolor irá em busca da classificação contra os 'aquáticos'

Montagem R7/ Mauro Horita/Ag.Paulistão e Jhony Inácio/Ag.Paulistão

Independentemente de como correr a partida, o confronto por si só já é histórico. Pela primeira vez, o São Paulo jogará como mandante no Allianz Parque, estádio do Palmeiras.

Por forças maiores, em decorrência de shows da banda Coldplay, que serão feitos no estádio do Morumbi, o Tricolor jogará na zona oeste paulistana.

Rogério Ceni, como de costume, terá problemas para escalar os titulares, em decorrência da série de lesões no elenco são-paulino.

Jonathan Calleri, Igor Vinicius, Nahuel Ferrares, Rafinha e Arboleda são desfalques certos para o jogo.

Apesar de todas as limitações, o Tricolor paulista fez campanha regular e afastou indícios de crise no Morumbi. Galoppo, artilheiro do time na competição, e o "operário da bola" Wellington Rato conquistaram, com muita justiça, vagas entre os titulares, e ambos vêm sendo peça importante dentro do clube.

Na defesa, o zagueiro Alan Franco é outro atleta que vem se firmando entre os titulares, com atuações seguras. 

O time de Diadema, com apenas uma década performando no futebol profissional, busca realizar o maior feito de sua curta história e se classificar para a semifinal do campeonato estadual.

E o São Paulo que fique esperto, pois, longe de seus domínios, os aquáticos têm ótimos números, se colocando como um visitante indesejado. São quatro vitórias, um empate e uma derrota.

A esperança de gols fica com o centroavante Bruno Mezenga, artilheiro do time com cinco gols.

Róger Guedes e Galoppo empatados na ponta: veja quem são os artilheiros do Paulistão 2023

Últimas