Crise diplomática: após polêmica na Copa, Shaqiri enfrenta time sérvio
Liverpool, do atacante que protestou pelo reconhecimento da independência de Kosovo, pega Estrela Vermelha pela fase de grupos da Liga dos Campeões
Fora de Jogo|André Avelar, do R7
Além dos seis títulos de Liga dos Campeões, o duelo entre Liverpool e Estrela Vermelha pela fase de grupos também ganhou importância por uma questão diplomática. O sorteio realizado pela Uefa, na última semana, colocou o atacante Xherdan Shaqiri diante de um time sérvio.
A partida bem que poderia ser apenas mais uma na carreira do recém-contratado pelo Liverpool, mas Shaqiri foi o autor de uma das comemorações mais polêmicas durante a última Copa do Mundo. Depois de marcar um gol para a Suíça contra a Sérvia, o atacante, de origem no Kosovo, esbravejou e comemorou imitando uma águia com as mãos.
A águia de duas cabeças está presente no centro da bandeira da Albânia. Na Guerra dos Balcãs, territórios foram divididos entre Iugoslávia, Kosovo, Montenegro, Macedônia e Sérvia. O gesto com as mãos então foi a forma que encontrou para chamar a atenção para a reunificação do território e o reconhecimento da independência de Kosovo pela Sérvia.
A primeira partida entre as duas equipes acontece em 24 de outubro, na Inglaterra. O jogo de volta será em 6 de novembro, na Sérvia. Além de Liverpool e Estrela Vermelha, o Grupo C ainda conta com Paris Saint-Germain-FRA e Napoli-ITA.
Como havia prometido ainda antes da Rússia 2018, a Fifa puniu jogadores e federações que insistissem em gestos considerados políticos. Na ocasião, Shaqiri, e Xhaka, que também fez o gesto, foram multados em 10 mil francos suíços (cerca de R$ 38 mil).
Curta a página de Esportes do R7 no Facebook
Entenda a disputa política que motivou comemoração da Suíça
Saiba quando futebol e política realmente se misturam
LANCELLOTTI: Uma análise dos oito grupos da Champions League de 2018/19
CR7 x United, PSG x Liverpool. Veja os grandes jogos da Champions