Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Crise diplomática: após polêmica na Copa, Shaqiri enfrenta time sérvio

Liverpool, do atacante que protestou pelo reconhecimento da independência de Kosovo, pega Estrela Vermelha pela fase de grupos da Liga dos Campeões

Fora de Jogo|André Avelar, do R7

Shaqiri protestou pelo reconhecimento do Kosovo na partida contra Sérvia
Shaqiri protestou pelo reconhecimento do Kosovo na partida contra Sérvia Shaqiri protestou pelo reconhecimento do Kosovo na partida contra Sérvia

Além dos seis títulos de Liga dos Campeões, o duelo entre Liverpool e Estrela Vermelha pela fase de grupos também ganhou importância por uma questão diplomática. O sorteio realizado pela Uefa, na última semana, colocou o atacante Xherdan Shaqiri diante de um time sérvio.

A partida bem que poderia ser apenas mais uma na carreira do recém-contratado pelo Liverpool, mas Shaqiri foi o autor de uma das comemorações mais polêmicas durante a última Copa do Mundo. Depois de marcar um gol para a Suíça contra a Sérvia, o atacante, de origem no Kosovo, esbravejou e comemorou imitando uma águia com as mãos.

Águia de duas cabeças está na bandeira albanesa
Águia de duas cabeças está na bandeira albanesa Águia de duas cabeças está na bandeira albanesa

A águia de duas cabeças está presente no centro da bandeira da Albânia. Na Guerra dos Balcãs, territórios foram divididos entre Iugoslávia, Kosovo, Montenegro, Macedônia e Sérvia. O gesto com as mãos então foi a forma que encontrou para chamar a atenção para a reunificação do território e o reconhecimento da independência de Kosovo pela Sérvia.

A primeira partida entre as duas equipes acontece em 24 de outubro, na Inglaterra. O jogo de volta será em 6 de novembro, na Sérvia. Além de Liverpool e Estrela Vermelha, o Grupo C ainda conta com Paris Saint-Germain-FRA e Napoli-ITA.

Publicidade
Shaqiri agora joga no Liverpool
Shaqiri agora joga no Liverpool Shaqiri agora joga no Liverpool

Como havia prometido ainda antes da Rússia 2018, a Fifa puniu jogadores e federações que insistissem em gestos considerados políticos. Na ocasião, Shaqiri, e Xhaka, que também fez o gesto, foram multados em 10 mil francos suíços (cerca de R$ 38 mil).

Curta a página de Esportes do R7 no Facebook

Publicidade

Entenda a disputa política que motivou comemoração da Suíça

Saiba quando futebol e política realmente se misturam

Publicidade

LANCELLOTTI: Uma análise dos oito grupos da Champions League de 2018/19

Torcida do Estrela Vermelha deve criar clima hostil contra Liverpool de Shaqiri
Torcida do Estrela Vermelha deve criar clima hostil contra Liverpool de Shaqiri Torcida do Estrela Vermelha deve criar clima hostil contra Liverpool de Shaqiri

CR7 x United, PSG x Liverpool. Veja os grandes jogos da Champions

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.