Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Paixão pelo futebol movimenta torcedores de seleções que sequer vieram à Copa do Mundo

Latinos sem suas equipes para torcer são figurinhas carimbadas nos arredores do Maracanã

Copa do Mundo 2014|André Avelar, do R7, no Rio

Bolivianos estão acostumados a não ver seu país no Mundial
Bolivianos estão acostumados a não ver seu país no Mundial Bolivianos estão acostumados a não ver seu país no Mundial
Peruanos sentiram uma pontinha de frustração por não ver a equipe
Peruanos sentiram uma pontinha de frustração por não ver a equipe Peruanos sentiram uma pontinha de frustração por não ver a equipe

Fique por dentro da Copa do Mundo

Palco da final da Copa do Mundo e internacionalmente conhecida como Cidade Maravilhosa, o Rio é o destino preferido de torcedores sem sua equipe para torcer. Segundo a Secretária Especial de Turismo, mais de 400 mil estrangeiros passaram pela cidade só no mês de junho.

Pode-se dizer que o boliviano Oscar Chipana já está acostumado a ir a Copas do Mundo sem mesmo acompanhar sua seleção. O torcedor de La Paz, claro, diz que preferia ter cinco estrelas no peito como os brasileiros, mas garante que o amor pelo futebol é maior do que tudo. Chipana juntou suas economias e foi pela primeira vez a um Mundial ainda em 2010, na África do Sul, quando a Bolívia também não participou da competição.

— É puro amor pelo futebol. È um evento histórico que a gente tem de prestigiar de algum jeito. Fui à África do Sul, não tinha como não vir ao Brasil. Estou gostando mesmo sem ver a Bolívia jogar.

Publicidade

Copa 2014 alcança segunda maior média de público

CBF tenta anular cartão de Thiago Silva para semifinal

Publicidade

Até ingressos da Copa de 2010 são vendidos por cambistas

Chipana já até convenceu outros seguidores apesar do fraco desempenho da Bolívia nas Eliminatórias Sul-Americanas. O amigo Fabio Yujra está em sua primeira Copa do Mundo e já faz planos para daqui quatro anos, na Rússia, apesar da sua equipe – a Bolívia terminou a competição classificatória na penúltima colocação e nunca esteve nem perto de garantir uma vaga.

Publicidade

— Na Rússia vai ser um pouco mais complicado chegar, mas quem sabe.

Mas há quem reconhecidamente sinta uma pontinha de inveja por não poder acompanhar sua seleção. Os peruanos Aramis Perea e Alberto Murillo sofreram durante as Eliminatórias (o país terminou na sétima colocação, entre os nove que disputaram o torneio) e acreditavam que o espírito da Copa do Mundo iria superar a vontade de ver sua seleção em campo.

Perguntado antes das quartas de final entre França e Alemanha, no Maracanã, como é acompanhar uma Copa do Mundo sem poder torcer para sua seleção, Murillo responde de imediato.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.