Torcida acha que partida acabou, invade campo, derruba trave, e adversário quase vira jogo; vídeo
Confronto entre a ASU e a BYU ficou paralisado por mais de 15 minutos enquanto fãs saiam do campo
A torcida de ASU (Arizona State University) protagonizou, no último sábado (23), uma das cenas mais marcantes da temporada 2024 do futebol americano universitário. Os fãs dos Sun Devils entraram em campo e derrubaram o goal post — a famosa trave — achando que o jogo havia acabado, mas ainda restava um segundo no relógio.
Para falar deste lance em específico, precisamos relembrar os minutos finais do confronto entre ASU Sun Devils e BYU Cougars. O placar estava 28 a 23 para o Arizona, e o time visitante tinha a posse da bola faltando 1m15seg.
O quarterback do BYU Cougars, Jake Retzlaff, lançou uma interceptação, retornada pelo defensor de ASU Javan Robinson, até a linha de 7 jardas do campo de ataque.
Com pouco mais de um minuto ainda por jogar e a vantagem de cinco pontos no placar, a equipe de ASU decidiu gastar o relógio. Ou seja, ao invés de tentar um touchdown e abrir a diferença para 12 pontos, os Sun Devils começaram a correr para trás, forçando que os Cougars gastassem os tempos técnicos cada vez que o quarterback Sam Leavitt se jogasse no chão.
A estratégia parecia um sucesso. Com 8 segundos por jogar em uma 4ª descida, Leavitt, que estava no meio de campo de tanto andar para trás, lançou a bola alto e longe, em direção à torcida, para deixar o tempo correr. Na transmissão da partida, o cronômetro estava zerado. Festa da torcida da ASU, que invadiu o campo e derrubou a trave para comemorar a vitória.
Entretanto, após revisão, a arbitragem determinou que ainda faltava 1 segundo por jogar. Ou seja, a BYU, que perdia por cinco pontos, ainda tinha chance de mais uma jogada, podendo virar a partida. Tensão em Arizona.
O estafe do estádio demorou cerca de 15 minutos para tirar todos os torcedores do centro do campo e reposicionar o goal post. O árbitro colocou a bola na linha de scrimmage, e Retzlaff lançou em direção à end zone dos Sun Devils, mas o passe foi incompleto, para alívio dos fãs de Arizona.
Com a confirmação da vitória da ASU, os torcedores, que aguardavam a última jogada já dentro do campo, puderam finalmente comemorar a importante vitória sobre os Cougars.
O lance inusitado foi comparado ao momento clássico do futebol americano universitário conhecido como The Play (A Jogada, em tradução livre), de 1982. Durante a última jogada da partida, a banda da Universidade de Stanford invadiu o campo achando que o jogo havia acabado, mas, na verdade, o atleta da Cal (Universidade da Califórnia, Berkeley) ainda estava de pé e correu — passando pela banda — para o touchdown.
Com a vitória, a ASU fica mais próxima da sonhada e inesperada chance de disputar os playoffs do futebol americano universitário. A BYU, por sua vez, deve cair no ranking das escolas e vê mais longe a chance de chegar à pós-temporada.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.