Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Sonho dos Jogos Olímpicos de 2028 é o pesadelo dos atletas americanos de flag football

Presença dos jogadores da NFL na competição deve impactar na convocação daqueles que costumam defender os EUA

Jarda por Jarda|Lucas FerreiraOpens in new window

Joe Burrow em jogo de flag football promovido pela NFL no Pro Bowl Reprodução Site/NFL/Perry Knotts

A NFL anunciou na última semana que os jogadores da liga poderão defender as respectivas seleções no torneio de flag football nas Olimpíadas de Los Angeles, em 2028. Será a primeira vez que a modalidade — uma variação sem contato do futebol americano — estará presente no programa olímpico.

A resolução que liberou a participação dos jogadores da NFL em Los Angeles-2028 foi aprovada pelos donos das franquias da liga. De acordo com o documento, cada equipe poderá liberar um jogador estadunidense e um estrangeiro para a competição.

O aval da NFL para a participação dos atletas da liga no torneio olímpico empolgou os jogadores, mas, principalmente, o COI (Comitê Olímpico Internacional). Já imaginou um ataque formado por Patrick Mahomes, Ja’Marr Chase, Justin Jefferson, Saquon Barkley e George Kittle? Isso é um prato cheio para o Comitê, que busca atrair a atenção do público mais jovem.

Mas é claro, para alguém sorrir, outro precisa chorar... E não sei se é muito justo quem vai chorar neste arranjo.


Com a possibilidade dos jogadores da NFL atuarem em Los Angeles-2028, os atletas nativos do flag football — particularmente os estadunidenses — estão preocupados com a possibilidade de não atuarem no palco principal do esporte mundial.

Veja também

Em entrevista ao The Washington Post, o quarterback da seleção dos Estados Unidos Darrell Doucette 3º disse que tanto ele quanto os colegas de equipe se sentem como os melhores do mundo. O QB ainda destacou que o mais justo seria um duelo contra os atletas da NFL para decidir quem deve ir às Olimpíadas.


“Todos nós temos em mente um objetivo, que é representar o nosso país. Estamos definitivamente abertos a qualquer competição. Se os caras [da NFL] vierem e jogarem mais que a gente, tiro meu chapéu para eles. Vão lá vencer a medalha de ouro pelo nosso país.”

Em teoria, a equipe masculina de flag football dos EUA não precisa de muita ajuda da NFL. Em 11 campeonato mundial da categoria, a seleção estadunidense venceu seis vezes, incluindo as últimas cinco edições.


É óbvio que queremos ver as estrelas da NFL lutando pelo ouro, é óbvio que isso vai ajudar na divulgação de um dos esportes que mais cresce no Brasil e no mundo, mas será que é justo com quem carrega esse piano há tanto tempo?

A meu ver, a forma mais justa de resolver isso é organizar um treinamento conjunto dos atletas da seleção com os jogadores da NFL. Se de fato os profissionais da liga mais famosa do mundo forem melhores, que sejam eles nas Olimpíadas. Mas que fique registrado de antemão: os EUA não precisam disso.

Ter as estrelas do futebol americano em Los Angeles-2028 até pode ser o sonho do COI, mas será o pesadelo de muitos atletas.

Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.