Azarão bate favorito, e torcedores roubam a trave do estádio para jogar no rio
Milhares de fãs da universidade de Vanderbilt invadiram o campo após a vitória contra Alabama, melhor time dos EUA
Um pandemônio tomou conta das ruas de Nashville, nos EUA, na noite do último sábado (5) após a universidade de Vanderbilt derrotar a toda poderosa Alabama por 40 a 35, em partida válida pela primeira divisão do futebol americano universitário.
O resultado improvável fez com que os torcedores dos Commodores invadissem o campo após o apito final e derrubassem uma das traves. Com o item em mãos, centenas de pessoas marcharam para fora do estádio para celebrar a vitória que antes parecia impossível.
Não satisfeitos com retirar o “suvenir” do estádio, os torcedores decidiram atirar a trave no rio Cumberland, que fica a cerca de 4 km do estádio. De acordo com o Google Maps, a caminhada leva quase uma hora.
A reação dos torcedores de Vanderbilt parece ser exagerada (e é), mas é preciso entender o contexto. O futebol americano universitário é uma grande paixão nacional, e ponto. Apesar da NFL ser mais assistida, a liga profissional não causa a emoção “crua” que o esporte universitário transmite.
Outro fator importante é o significado de derrotar Alabama. A universidade é a maior vencedora de campeonatos nacionais nos últimos anos e é o time número um do país na atualidade. Vanderbilt, por sua vez, não está sequer dentro do ranking das 25 melhores universidades dos EUA.
Veja também
Como funciona a classificação no College Football
Nem sempre o time que mais vence está em primeiro na tabela de classificação do futebol americano universitário. Na verdade, dos 134 times que disputam a FBS (primeira divisão do College Football), apenas 25 aparecem ranqueados a cada semana.
Isto acontece porque a lista é feita por cerca de 60 jornalistas de todo os Estados Unidos, que semanalmente classificam as universidades da seguinte forma: o melhor time ganha 25 pontos, o segundo melhor 24... Até o 25º time, que ganha 1 ponto. As pontuações dos jornalistas são somadas e resultam na tabela semanal final.
Como parâmetro para fazer estas pontuações, os jornalistas, basicamente, avaliam se as equipes jogaram bem naquela semana e se o adversário possuía um bom nível ou não, levando o histórico da temporada.
Alabama, por exemplo, ganhou de Georgia na última semana, equipe que naquele momento era a número 2 do país. Alabama se manteve na primeira posição do ranking, já Georgia caiu para o quarto lugar.
No fim do ano, as equipes ranqueadas de 1 a 12 participam do College Football Playoff, um mata-mata que leva ao título nacional da temporada.
Como já dito, Alabama entrou em campo esta semana como o melhor time do país. Vanderbilt, por sua vez, sequer aparecia no raninkg das 25 universidades. Agora você entende o tamanho da vitória dos Commodores?
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.