Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Conheça a primeira história de sofrimento antes da glória corintiana

O time superou preconceitos, sofrimento e dificuldades para conquistar seu espaço no futebol paulista

História em Campo|Ivan Belmudes

Corinthians é o maior campeão absoluto dos campeonatos paulistas

O Sport Clube Corinthians Paulista é o maior campeão absoluto dos campeonatos paulistas. Isso acontece quando levamos em consideração todas as competições estaduais já realizadas desde 1902, dessa forma o Timão soma 30 conquistas. Essa história de glórias, no entanto, não começou de maneira tranquila como imaginam os torcedores mais jovens.

O sofrimento, marca registrada do corintiano, fez parte dos primeiros jogos do time e ajudou a valorizar ainda mais a primeira conquista estadual, que veio já no ano seguinte.

Vamos neste texto viajar para o ano de 1913, relembrar a primeira participação no campeonato paulista, e a vitória que marcou uma virada na trajetória do clube, foi a única naquele campeonato, antes do glorioso ano de 1914, quando o time simplesmente foi campeão estadual, ganhando todas as 10 partidas que disputou.

Preconceito

Para participar de seu primeiro Campeonato Paulista, o Corinthians teve que disputar uma eliminatória com outras equipes que pleiteavam a mesma oportunidade e ainda assim essa chegada de novos clubes não era bem aceita nas elites do futebol.


Neste ano ocorreu um racha, clubes mais tradicionais do esporte, até então elitizado, como: Paulistano, Mackenzie e AA Palmeiras (não confundir com o Palmeiras - que nem existia ainda) não concordavam com o ingresso de times populares. Os descontentes, aderiram a uma outra competição organizada pela APEA (ou Associação Paulista de Esportes Atléticos), a LPF (Liga Paulista de Futebol) abriu espaço para novas equipes. Isso deu origem a uma enorme confusão de ligas paulistas, ainda neste blog pretendo fazer um texto sobre todos os campeões das diversas competições do estado (spoiler vai render muita polêmica).

A eliminatória

É neste contexto que o Corinthians, clube recém formado e da classe operária paulistana, inicia sua trajetória, participando de um triangular eliminatório com Minas Gerais FC e São Paulo do Bixiga (novamente não confundir com o Tricolor Paulista, esse surgirá décadas mais tarde).


O Timão demonstrou toda sua força e com duas vitórias em partidas realizadas no Velódromo Paulistano (1 a 0 contra o Minas Gerais e uma goleada acachapante de 4 a 0 contra o São Paulo do Bixiga) conquistou o direito de jogar o Paulistão daquele ano. Porém, as alegrias seriam mais raras na competição.

Início do sofrimento

Quando o corintiano fanático fala que: “para eles tudo é mais difícil” parece uma estratégia de marketing bem pensada, mas sim, existe um fundo de verdade. Como vimos, para entrar no Campeonato Paulista o clube enfrentou o preconceito das elites e teve que passar por uma eliminatória classificatória.


Corinthians enfrentou o preconceito das elites

Pois bem, classificado para o Paulistão, sonho realizado e agora é momento de comemorar as glórias e vitórias? Não, meu caro amigo leitor e corintiano, não... o roteirista dessa história guardava algumas pedras no caminho:

Logo na estreia, uma derrota para o Germânia por 3 a 1;

No jogo seguinte contra o Internacional... nova derrota: 3 a 1;

Contra o Americano (time de origem santista, mas radicado em São Paulo) a humilhante derrota de 7 a 1;

A esperança de vitória seria contra o Ypiranga, o tradicional e também alvinegro CAY. Pela primeira vez a meta corintiana não foi vazada, mas de maneira inédita (também) o ataque do timão não funcionou… 0 a 0;

O primeiro clássico da história

A quinta rodada do Campeonato Paulista para o Timão foi contra um clube, também estreante na competição, que tinha que enfrentar uma terrível viagem de quase 2 horas para jogar cada partida e vinha, por conta disso, colecionando maus resultados. Era um outro, futuro grande clube, de origem popular. No dia 22 de junho de 1913, às 16 horas, no Parque Antarctica, aconteceu o primeiro clássico alvinegro da história do futebol paulista com o jogo entre Santos e Corinthians.

Ninguém poderia imaginar que este jogo entre dois times populares e dos mais fracos daquele campeonato seria um dos maiores clássicos do futebol brasileiro, bem, pelo menos até a bola rolar, em campo se viu uma chuva de gols e grande espetáculo.

No primeiro confronto, vitória do Peixe por 6 a 3 (a primeira do Santos na competição que, devido à dificuldade logística, abandonaria o campeonato pouco tempo depois).

O Corinthians amargava a quinta partida sem vencer, o próximo adversário seria o Germânia, justamente o primeiro clube a derrotar o time no campeonato.

A independência corintiana

No aniversário de 91 anos da independência do Brasil, o Corinthians fez a revanche contra o time da colônia alemã e conseguiu, pela primeira vez, comemorar uma vitória no Campeonato Paulista de Futebol.

No aniversário de 91 anos da independência do Brasil, o Corinthians fez a revanche contra o time da colônia alemã e conseguiu comemorar uma vitória no Campeonato Paulista de Futebol pela primeira vez

Os gols corintianos foram marcados por Amilcar e Joaquim, enquanto a meta alvinegra não foi vazada pela segunda vez nesta competição. Finalmente o Timão conquistava a tão sonhada vitória no Paulistão, com sofrimento, com dificuldade, como tem que ser, para ter o devido valor. Depois do jogo a chave realmente virou, o time empatou as duas próximas partidas e só voltou a perder no Paulista de 1917!

O Timão foi campeão ganhando todos os 10 jogos de 1914, não disputou o torneio de 1915. Em 1916 ganhou todos os 9 jogos da LPF, a derrota só veio em 1917, na terceira rodada da competição, uma dolorosa derrota para o arquirrival Palestra Itália por 3 a 0.

Mas essas são outras histórias, que ainda serão contadas neste blog, hoje conhecemos o início da mística sofredora do Corinthians, que ajuda a contar a grandeza do clube, em que o sofrimento sempre precede as grandes glórias, tornando ainda mais saborosos estes momentos para os torcedores.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.