O que esperar da temporada 2025 após título histórico do Palmeiras no Paulistão Feminino?
Seleção do campeonato foi dominada pelas Palestrinas na festa de premiação da Federação Paulista de Futebol, que aconteceu ontem; agora, o foco já é no ano que vem
Gol Delas|Do R7
Na noite desta quinta-feira (21), aconteceu a grande festa de premiação do Paulistão Feminino 2024, que consagrou o Palmeiras como tricampeão. O evento da FPF (Federação Paulista de Futebol) aconteceu no espaço de eventos do novo Pacaembu. As Palestrinas, campeãs do torneio, dominaram a seleção do Paulistão, além dos prêmios principais da noite.
Amanda Gutierres, Brena, Poliana e Natascha aparecem como estrelas da seleção. Brena ainda levou o troféu de craque do campeonato e Camilla Orlando foi eleita a melhor técnica.
Diante dessa conquista histórica do Palmeiras frente ao maior rival, Corinthians — foi a primeira vitória alviverde em uma final contra as Brabas desde 2019, e o fim de uma hegemonia alvinegra, que poderia levantar o quarto caneco no ano — as projeções de como vai ser a temporada de 2025 do futebol feminino já começam a surgir.
No início deste ano, quando Camilla Orlando chegou para comandar o Palmeiras, ela comentou, em entrevista ao blog, que acreditava em um “equilíbrio” maior para este ano, diante de um Corinthians forte, e que equipes que conseguiram “diminuir essa distância” que tinha o projeto alvinegro. De certa forma, a treinadora acertou, e tudo indica que as competições estaduais e nacionais do próximo ano sejam ainda mais competitivas.
É possível prever esse equilíbrio, pois os grandes clubes passaram a investir no futebol feminino e entenderam que manter a modalidade não é mais uma obrigação. O futebol feminino, hoje, já é visto como um produto, e com um retorno muito positivo. Não por acaso, a Copa do Mundo Feminina vai acontecer no Brasil em 2027. Além disso, a torcida abraçou o futebol feminino e encheu as arquibancadas dos estádios ao longo das competições deste ano — com direito a recorde de público do futebol feminino na América do Sul, na final do Brasileirão entre Corinthians e São Paulo.
O título do Palmeiras pode servir de incentivo para os investimentos feitos até agora — além da nova técnica, foram 13 reforços só para este ano — e dar ânimo para manter a sequência em 2025. Tudo indica que Kate Tapia, goleira heroica do tri paulista, tenha o contrato renovado no fim do mês. Outro nome que deve continuar no elenco é o de Amanda Gutierres, artilheira das Palestrinas.
O Corinthians de Lucas Piccinato, por sua vez, deve perder algumas peças importantes, e vai ter de repor a altura para manter o bom nível de futebol que o tornou referência na modalidade. Há sondagens por atletas como Gabi Portilho, Vic Albuquerque, Millene e Isabela. Algumas delas podem ser anunciadas em clubes aqui do Brasil: Millene está muito próxima da Ferroviária, e Isabela, do Cruzeiro. Em clima de despedida, Portilho, eleita a 18ª melhor jogadora do mundo, chorou na última partida das Brabas na Neo Química Arena, pela final do Paulistão.
Com Thiago Viana no comando desde 2022, o São Paulo também quer alcançar novas metas no próximo ano. As Tricolores fizeram frente às Brabas e não foram para a final do Paulistão por muito pouco. Dudinha, uma das grandes estrelas do time — que inclusive está na seleção do campeonato — brilhou na temporada. Aline, Camilinha e a goleira Carlinha são mais atletas que formam o grupo forte e devem ter contratos renovados para o ano que vem.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.