Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Exclusivo. "Estou preparado para a Seleção Brasileira." Renato Gaúcho

Dono da mais impressionante metamorfose no futebol brasileiro, Renato atingiu maturidade, conhecimento, liderança. E o direito de desejar a Seleção

Cosme Rímoli|Cosme Rímoli

Renato Gaúcho é hoje o natural substituto de Tite na Seleção. E sabe disso
Renato Gaúcho é hoje o natural substituto de Tite na Seleção. E sabe disso Renato Gaúcho é hoje o natural substituto de Tite na Seleção. E sabe disso

Uma revolução aconteceu nos dez últimos anos na vida de Renato Gaúcho. Em julho de 2008, ele comandava o Fluminense, na derrota para a LDU, do Equador. Em pleno Maracanã, seu time perdia a decisão da Libertadores. Caiu no descrédito.

Fez trabalhos fracos no Vasco, Bahia, Atlético Paranaense, duas passagens pelo Grêmio e no Fluminense, de novo, quando ficou apenas quatro meses e foi demitido.

Confira tudo sobre Copa 2018 no R7 Esportes

Ficou dois anos sem trabalhar. Era visto na luxuosa Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, jogando futevôlei. Seu uniforme era apenas uma sunga. Milionário, já que ganhou muito dinheiro como grande jogador que foi, parecia que pretendia curtir a aposentadoria. Se cansara do futebol.

Publicidade

Só que na mais espantosa transformação do futebol brasileiro, ele voltou a trabalhar como treinador.

Leia também

Pela terceira vez no Grêmio. 

Publicidade

E algo espantoso aconteceu.

Renato Portaluppi que desembarcou no Olímpico era completamente diferente do treinador que perdeu o título da Libertadores com o Fluminense. "Eu comecei a levar mesmo a carreira a sério. Decidi mergulhar de cabeça, de corpo e alma. Me assumi como treinador. Deixei de lado o jogador e decidir me dedicar como nunca como técnico."

Publicidade

O resultado foi fabuloso. Ganhou a Copa do Brasil em 2016, a Libertadores, em 2017, o Gaúcho e a Recopa, em 2018. 

Seu Grêmio não é a melhor equipe da América do Sul por acaso. Seu time consegue misturar a intensidade, a ocupação de espaço das equipes europeias, com uma movimentação espantosa, com meias e atacantes sem posição fixa. Atacando em bloco e recompondo com velocidade espantosa. Digna de equipe muito bem treinada. Com jogadores desempenhando duas, até três funções táticas diferentes em uma mesma partida.

"Você já viu um médico se formando em uma semana? É balela essa história de passar uma semana na Europa e todos garantirem que ele estudou, se aprofundou no futebol. Eu não falei que quem não sabe vai para a Europa e quem sabe, vai para a praia à toa. Eu estudo futebol, vejo jogos do mundo todo, o dia inteiro.

"E acrescento à parte tática mais moderna que existe, tudo o que eu vivi. A prática é importantíssima no futebol. No comando de um grupo. Na lida com os jogadores", este é o sucesso do Grêmio, diz Renato.

“Se o treinador ou o jogador de futebol falar que não sonho com a seleção, ele está mentindo ou não tem sonhos. Hoje, procuro trabalhar bem nos clubes para chegar na seleção brasileira. Mas é logico que tenho que pensar.

"Qual o treinador que não quer treinar a Seleção Brasileira?

Quero treinar a Seleção.

"Eu me sinto preparado”, declarou em entrevista exclusiva ao blog.

A entrevista foi feita em Porto Alegre, no Centro de Treinamento do Grêmio.

Foram 43 minutos de entrevista.

Serão divididos em sete vídeos, contextualizados,

Eu já conheço Renato e o entrevisto desde a década de 80. Ele está realmente muito mudado. Está realmente sério. Acabaram as galhofas fáceis, as provocações gratuítas, o desejo assumido por todas as mulheres deste planeta. 

Se mostra focado, determinado, o comandante de um time que é campeão do continente. 

Aos 55 anos, tem a clara visão do que representa para o futebol brasileiro.

R7 Esportes no Facebook. Curta a página!

E onde pode chegar.

Se por qualquer motivo, Tite deixar a Seleção, sabe que é o candidato natural mais forte. O das maiores conquistas recentes. Aquele que conseguiu montar o melhor Grêmio de todos os tempos, melhor até daquele que foi campeão com ele em campo, em 1983.

Renato é o primeiro brasileiro a ganhar a Libertadores como jogador e como treinador.

Se houver justiça, Renato tem todo o direito de assumir.

"Eu me sinto preparado para a Seleção Brasileira"...

Rússia 2018: Tite: "Neymar é diferente - Top 3"

Saiba quem é quem na lista da seleção para Copa da Rússia

Você gostou da convocação da seleção brasileira?

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.