Endrick comemora gol contra o Bragantino. Mas Abel deixou claro. Será reserva na decisão contra o Boca
Cesar Greco/PalmeirasSão Paulo, Brasil
"Quando o Endrick é bom?
"Quando tem espaço nas costas e usa velocidade.
"Usa o drible, a finalização.
"Quando joga contra equipe de blocos baixos... Também nos ajuda...
"É um jogador de 17 anos..."
Abel Ferreira deixou muito claro neste domingo (1º), depois da derrota do Palmeiras diante do Bragantino, o motivo pelo qual não efetiva Endrick como titular.
E ele não começará a partida contra o Boca, na quinta-feira (5).
Pela força de sua equipe, os adversários não costumam atuar de maneira tão ofensiva quanto o time de Pedro Caixinha, treinador que sabia ter pela frente os reservas palmeirenses.
E com seu time exposto, Aderlan, lateral de 33 anos, teve de enfrentar o garoto, sem cobertura, sem cuidado defensivo do time interiorano.
Em um contragolpe perfeito, depois de lançamento espetacular de Jhon Jhon, Endrick marcou, driblando Cleiton, na velocidade, e tocando para as redes.
Foi seu quinto gol no Brasileiro, em 19 partidas, apenas seis como titular.
Estava havia 11 jogos sem marcar.
Sendo titular em quatro.
Três meses.
Mesmo em vários momentos atuando 'errado' pelo meio, entre os zagueiros, Endrick não reclama
Reprodução/TwitterO artilheiro do Brasileiro, pelo Palmeiras, é Raphael Veiga, com sete gols.
Bastou Endrick marcar ontem, que voltou o antigo questionamento nas redes sociais. A pressão para que ele seja titular, mesmo com o Palmeiras atuando com o time principal, é enorme.
Ainda mais com Dudu operado, com retorno previsto apenas para o fim do primeiro semestre de 2024.
E também porque Endrick irá para o Real Madrid em julho do próximo ano.
Um exemplo, muito claro, do que Abel Ferreira alega para não efetivar o adolescente como titular é como o Boca Juniors atuará na quinta-feira, decidindo a vaga para a final da Libertadores, no estádio palmeirense.
Jorge Almirón montará seu time com linhas baixas, com um esquema de quatro zagueiros, cinco jogadores nas intermediárias e Cavani como referência no ataque. O lateral Advíncula tem a proteção firme de Medina, na direita, setor onde Endrick fustigou o Bragantino. E onde está acostumado a atuar mais da metade de sua breve vida.
É mais do que provável que Abel comece a decisão com Mayke e Arthur se revezando pela direita e pelo meio. Com Rony mais fixo pela esquerda, posição em que Endrick rende mais.
Como fez em Buenos Aires.
A imprensa espanhola acompanha de perto o desempenho do atacante pelo qual o Real Madrid comprometeu R$ 400 milhões. As análises não são equilibradas. O jogador que era tratado como "fenômeno" já é visto com desconfiança. Por não ser titular no Palmeiras e pelo baixo número de gols.
Endrick ficará no Palmeiras até julho de 2024, quando completará 18 anos. E irá para o Real Madrid
Cesar Greco/PalmeirasVítor Roque, comprado pelo Barcelona, é visto com maior expectativa. Ele sofreu uma grave lesão no tornozelo direito. Rompeu ligamentos. E são poucas as chances de que volte aos gramados neste ano.
Endrick, que tem um estafe de 12 pessoas, com direito a assessora de imprensa, nutricionista, preparador físico e até coach (preparador mental) particular, não deu entrevistas ontem.
O atacante não quer conflitos com Abel Ferreira.
Sabe que, se reclamar da reserva, o treinador encarará como desrespeito ao grupo, aos companheiros, e será pior para o jogador do Real Madrid.
Na Bombonera, Endrick entrou nos acréscimos da partida, mais para gastar tempo com a substituição e garantir o 0 a 0 do que para mudar o panorama da partida.
Abel Ferreira deixou claro que não vai ceder à pressão e escalá-lo no início da partida de quinta-feira. Por sua inexperiência, pela responsabilidade da decisão. Ele deverá entrar durante o confronto.
"É um jogador com 17 anos, repito: se fosse um trabalho normal, estaria até impedido de jogar", disse em Bragança, escancarando outra vez o que pensa sobre a situação.
"Qualquer dia serei acusado de trabalho forçado de crianças", brincou, por ter de escalar não só Endrick como Luis Guilherme, com menos de 18 anos.
Endrick era tratado como uma grande estrela na base. Com Abel é reserva. E não pode reclamar
Cesar Greco/PalmeirasNas últimas cinco partidas, o Palmeiras marcou apenas dois gols.
Atuou contra Corinthians, Grêmio, Goiás, Boca Juniors e Bragantino.
É pouco demais.
Na Espanha, o gol de atacante de R$ 400 milhões não passou despercebido. Muito pelo contrário.
"Acabou o inferno de Endrick."
"Endrick já pode respirar fundo. Acabou o inferno astral que durou quase três meses. Foi uma espera de 91 dias até ele voltar a fazer um gol com o Palmeiras", escreveu.
"O menino-prodígio do Verdão fez o gol de sua equipe, aos 14 do 1º tempo, em um contra-ataque em que recebeu passe em profundidade, driblou o goleiro na saída e finalizou com tranquilidade de perna esquerda. Típico tento de centroavante", elogiou o diário Sport.
"É um menino, mas, quando vê o gol, parece um cachorro velho", ironizou o jornal As. "Cachorro velho" é uma expressão que valoriza a experiência, a vivência. O atacante foi comparado a um veterano pela frieza ao marcar.
Mas por tudo isso, Abel segue convicto.
Endrick não está "pronto".
Mesmo sabendo que na quinta-feira será a partida mais importante de 2023 para o Palmeiras, o artilheiro de 17 anos começará no banco.
E entrará durante o jogo...
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.