Van Assche e Michelsen vencem na primeira rodada do NextGen Finals
Fonseca joga ainda na tarde de hoje contra Arthur Fills
Começou hoje em Jedá, Arábia Saudita, o NextGen Finals, que reúne os 8 melhores tenistas sub-20 do circuito. Na primeira partida do dia, pelo grupo Vermelho, o francês Luca Van Assche enfrentou e derrotou o chinês Juncheng Shang por 3 sets a 1, parciais de 4/3[3], 2/4, 4/1 e 4/3[5]. O jogo começou igual, com os tenistas mantendo seus serviços. E foi do francês o primeiro ace no-let do torneio. Ele sacou, a bola pegou na fita da rede e caiu no campo do adversário. Os dois tenistas ficaram alguns segundos parados, meio que esperando o árbitro de cadeira gritar o tradicional “let”, mas como o ponto valeu, sorriram e voltaram ao jogo (veja vídeo abaixo).
No primeiro set, Shang sacou melhor, mas Van Assche resistiu bem e no 3/3 o jogo foi ao tiebreak. Aí quem se destacou foi o francês, que fechou até de maneira fácil em 7-3. Na segunda parcial, Shang reagiu e fechou em 4/2. Mas nos dois sets seguintes, Van Assche foi superior e fechou a partida em outro tiebreak.
Na segunda partida do grupo Vermelho, os americanos Alex Michelsen e Nishesh Basaraveddy entraram em quadra. O primeiro set foi vencido por Basaraveddy, 4/2. No segundo, o jogo foi mais parelho e acabou vencido por Michelsen no tiebreak (4/3[5]). Na terceira parcial, Basaraveddy teve o serviço quebrado logo no primeiro game e deixou Michelsen abrir 2/0. A esta altura, Michelsen já tinha 7 aces contra 1 do compatriota. Basaraveddy reagiu e venceu o 3º game, quebrou o serviço do adversário e levou a partida a um novo tiebreak, mas não impediu a vitória de Michelsen por 7-4. Neste último game do 3º set, Michelsen perdeu um ponto incrível, depois de uma intensa troca de bolas (veja vídeo abaixo).
No quarto set, Basaraveddy começou bem, quebrou o serviço de Michelsen no 3º game, mas permitiu a reação do adversário, que fechou a partida em 3/1 (2/4, 4/3[5], 4/3[4] e 4/2).
Grupo Azul
À tarde, teremos os jogos do grupo Azul: Jakub Mensik contra Learner Tien e, fechando a programação do dia, Arthur Fills contra o brasileiro João Fonseca. Fills busca a revanche do Rio Open, quando foi derrotado por Fonseca em sets diretos, com direito a pneu (0/6, 4/6).
Regras do NextGen
Para quem está estranhando os resultados nos posts acima, aqui vão algumas explicações sobre as regras do torneio.
Cada partida será disputada em melhor de 5 sets. Um tiebreak será jogado se o placar do set chegar a 3/3.
Em caso de 40-iguais, os games adotam o sistema No-Ad, sem vantagem, em que o sacador escolhe o lado em que vai servir.
O jogo continuará normalmente se a bola tocar na rede durante o saque e cair na área de saque do adversário.
Só após o 3º game os tenistas trocarão de lado.
O público pode se mover livremente no estádio durante os três primeiros games. Após isso, a movimentação só será permitida nas laterais do ginásio.
A cadeira de árbitro será mais baixa para reduzir obstruções visuais no estádio.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.