Logo R7.com
Logo do PlayPlus

João Fonseca supera Fills na estreia do Finals

Mais jovem em Jedá, brasileiro derrotou o principal cabeça de chave do torneio

Cabeça de Chave|Álvaro SaraivaOpens in new window e Ari PeixotoOpens in new window

Não poderia ter sido melhor a estreia de João Fonseca no NextGen Finals. Enfrentando o número 1 do torneio, o carioca venceu um duelo de cinco sets contra o francês Arthur Fils. Em 1 hora e 47 minutos de partida, João triunfou por 3/4 (9-11), 4/2, 4/1, 1/4 e 4/1.

João Fonseca estreia com vitória
João Fonseca estreia com vitória tennistv/Instagram

Esta foi a segunda vitória sobre Fils, que havia sido derrotado pelo brasileiro no Rio Open deste ano por 6/0, 6/4. Mas foi um jogo duro, em que os dois tenistas mostraram toda a agressividade em quadra. E sorte, também.

O primeiro set da partida foi inteiramente dominada pelos sacadores, e o 3/3 acabou levando a parcial para o tiebreak. Aí, os jogadores alternaram os pontos no placar. O brasileiro chegou a ter dois set points, mas perdeu alguns pontos preciosos e cometeu duas duplas faltas. No fim, Arthur Fils fez 11-9.

O segundo set começou com Fonseca jogando melhor e abrir 3/0. Administrando o resultado, venceu a parcial e igualou a partida. No terceiro set, o carioca não teve o saque ameaçado, e viu seu adversário diminuir a agressividade. Na quarta parcial, Fils quebrou o serviço de Fonseca e abriu vantagem para empatar a partida. Mas nem isso parece ter abalado o brasileiro. No set decisivo, aproveitou o segundo saque de Fils, voltou a quebrar o serviço dele e partiu sereno para a vitória.

Depois da partida, João avaliou a partida. “Eu consegui fazer um ótimo jogo, desde o começo imprimi um ritmo muito bom, ele acabou levando o primeiro set, mas eu consegui ser consistente e manter o nível de jogo durante a partida. A chave da vitória foi pegar os pontos importantes e quando eu tive a oportunidade fui lá e peguei.” Na segunda rodada do Grupo Azul, o brasileiro vai enfrentar o canhoto americano Learner Tien, que mais cedo venceu o tcheco Jakub Mensik por 3 sets a 2, em jogo de três tiebreaks (4/3[6], 4/3[3], 2/4, 2/4 e 4/3[8]. Fonseca e Tien já se enfrentaram, na final do US Open juvenil, em 2023, com vitória para o brasileiro.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.