Logo R7.com
Logo do PlayPlus

É campeão! João Fonseca brilha na final e faz história

Aos 18 anos, ele é o primeiro brasileiro a levantar o título do NextGen Finals

Cabeça de Chave|Álvaro SaraivaOpens in new window e Ari PeixotoOpens in new window

Uma partida dura, que começou estranha para o brasileiro. Mas, aos poucos, João Fonseca se estabilizou, foi paciente, agressivo, brilhante e mostrou porque foi o melhor jogador do NextGen Finals, disputado em Jedá, na Arábia Saudita. Campeão invicto, derrotou, de virada, o americano Learner Tien, por 3 sets a 1, parciais de 2/4, 4/3[8], 4/0 e 4/2.

O americano veio mais focado e agressivo do que na partida da fase de grupos, quando Fonseca venceu até de maneira fácil, inclusive com dois pneus. Foi a estratégia de Tien, porque sabia que estava diante do melhor jogador do torneio. Além disso, João não estava tranquilo, como ele mesmo admitiu na entrevista pós-jogo. “Eu estava nervoso antes do jogo, Tien é um grande jogador, joguei final contra ele, sabia que seria duro, eu não joguei o meu melhor no início, mas depois fui melhorando… no 4º set, dei o meu melhor tênis e é simplesmente irreal, agora mesmo eu estou, uau, e acima de tudo, estou muito orgulhoso de mim.”

João Fonseca é o segundo tenista mais jovem a vencer o NextGen Finals. Em 2019, Jannik Sinner, o campeão, tinha 18 anos e 2 meses. O brasileiro tem 18 anos e 4 meses. Atrás deles, vem só Carlos Alcaraz, com 18 anos e 6 meses. Todos os especialistas avaliam que dentro de dois anos, mais ou menos, João Fonseca vai estar num bom lugar no ranking. E se, por acaso, pouca gente conhecia o brasileiro até agora, ele pode dizer: muito prazer, sou João Fonseca, campeão!!!

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.