Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Aryna Sabalenka volta ao topo do ranking da WTA

Brasileira Bia Haddad está na 10ª posição

Cabeça de Chave|Álvaro SaraivaOpens in new window e Ari PeixotoOpens in new window

Aryna Sabalenka volta ao topo do tênis mundial Reprodução/Instagram/@arynasabalenka

Aryna Sabalenka está de volta ao topo do tênis mundial. A bielorrussa recuperou o primeiro lugar no ranking da WTA, de acordo com a atualização divulgada hoje (21).

Sabalenka já havia sentido o gostinho de estar no topo, mas foi por pouco tempo. Entre setembro e outubro de 2023, a tenista assumiu a liderança, mas logo foi desbancada pela polonesa Iga Swiatek - que acaba de retornar ao posto de número 2.

A chegada de Sabalenka ao topo do ranking tem duas questões importantes a serem analisadas. A primeira, verdade seja dita, é que ela colhe os frutos de uma temporada incrível. Não se pode subestimar a atual campeã do US Open e do Australian Open e que, recentemente, também levou o Masters 1000 de Wuhan, na China, pela terceira vez.

Iga Swiatek cai para 2º lugar no ranking da WTA Reprodução/Instagram/@igaswiatek

A segunda, importante lembrar, é que Sabalenka contou com a ausência de Iga nas últimas competições do circuito. A polonesa não entra em quadra desde setembro, quando perdeu para a americana Jessica Pegula nas quartas de final do US Open.


Depois disso, Iga demitiu o técnico e semana passada anunciou o belga Wim Fissette como novo treinador. Ela não participou de nenhuma competição na Ásia.

Como resultado de todos esses fatores, o ranking atualizado fica dessa forma:


1 - Aryna Sabalenka (Bielorrússia) – 9.706 pontos

2 - Iga Swiatek (Polônia) – 9.665 pontos


3 - Coco Gauff (EUA) – 5.953 pontos

4 - Jessica Pegula (EUA) – 5.785 pontos

5 - Elena Rybakina (Cazaquistão) – 5.471 pontos

6 - Jasmine Paolini (Itália) – 5.144 pontos

7 - Qinwwn Zheng (China) – 4.480 pontos

8 - Emma Navarro (EUA) – 3.698 pontos

9 - Daria Kasatkina (Rússia) – 3.500 pontos

10 - Beatriz Haddad Maia (Brasil) – 3.194 pontos

Bia é Top-10

Assim como o blog adiantou na semana passada, a tenista brasileira Bia Haddad é a número 10 do mundo. Posto que ela conquista pela segunda vez na carreira.

Beatriz Haddad é a To-10 do ranking mundial Reprodução/Instagram/@biahaddadmaia

A má notícia é que nesta semana Bia deve cair no ranking. Ela perderá pontos do título do WTA Elite Trophy de 2023, já que o torneio não existe mais.

Mas há esperança. A brasileira disputa nesta terça-feira a primeira partida do WTA de Tóquio. Se levar o torneio, ela ganha 500 pontos.

Mas quem disse que terá vida fácil? Bia entrou na competição como bye e pega logo de cara, nas oitavas de final, a canadense Bianca Andreescu, ex-número 4 do mundo, campeã do US Open de 2019, mas que atualmente ocupa a 159ª posição no ranking da WTA.

Outros torneios

Thiago Wild estreia nesta terça-feira em Viena Reprodução/Instagram/@thiagowild

Nesta segunda-feira também tem do ATP 500 de Viena, na Áustria. Thiago Wild, único brasileiro na competição, se prepara para jogar contra o russo Karen Kachanov (24). Eles só se enfrentaram uma vez e o brasileiro venceu.

Aqui no Brasil, Curitiba promove a 2ª edição do ATP Challenger 100. Entre os principais nomes do Brasil estão Orlando Luz, Felipe Meligeni e Gustavo Heide.

Toda sorte aos atletas brasileiros.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.