Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Recurso de atleta presa na Rússia por porte de drogas vai ser julgado nessa terça-feira

Brittney Griner está detida desde fevereiro; jogadora foi condenada a nove anos de prisão, em Moscou

Mais Esportes|Do R7

A jogadora de basquete amerivana Brittney Griner é escoltada pela polícia nos arredores de Moscou,
A jogadora de basquete amerivana Brittney Griner é escoltada pela polícia nos arredores de Moscou, A jogadora de basquete amerivana Brittney Griner é escoltada pela polícia nos arredores de Moscou,

A estrela do basquete norte-americano, Brittney Griner, vai ao tribunal nesta terça-feira (25), para usar de recurso contra a condenação por porte de drogas em Moscou, na Rússia. A norte-americana foi condenada a nove anos de prisão, dos dez que poderia pegar pelo crime cometido.

Griner foi campeã da WNBA, pelo Phoenix Mercury e duas vezes medalhista de ouro olímpica. A atleta foi condenada em agosto, depois da polícia russa ter encontrado um cigarro eletrônico contendo óleo de cannabis em sua bagagem, em fevereiro, no aeroporto de Sheremetyevo. A atleta estava retornando à Rússia para jogar no UMMC Ekaterinburg, da Rússia.

O tribunal regional de Moscou disse que ouvirá o recurso da jogadora.

A americana admitiu que realmente tinha os itens em sua bagagem, mas testemunhou que "os embalou às pressas e que não tinha intenção criminosa". Sua equipe de defesa apresentou declarações por escrito de que ela havia recebido o óleo para tratar dores.

Publicidade

Griner foi condenada pouco depois da invasão russa à Ucrânia, em um momento de tensão crescente entre Moscou e Washington D.C. O governo americano tentou, inclusive, acordos para repatriar a jogadora, mas todos sem sucesso.

A pena foi de nove anos, porém os advogados da jogadora argumentaram que era punição excessiva, já que, em casos semelhantes, os réus receberam uma sentença média de cerca de cinco anos, com cerca de um terço deles com liberdade condicional.

Publicidade

Antes da condenação, o Departamento de Estado dos EUA declarou que Griner estava “detida injustamente” – uma acusação que a Rússia rejeitou com veemência.

Irmão de Pogba usa advogado para negar envolvimento em extorsão; entenda as polêmicas da família

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.