Logo R7.com
RecordPlus
BRASILEIRO 2022

Por Mundial Paralímpico, nadadora supera quimioterapia para viajar ao México

Mais Esportes|Do R7

  • Google News

Um detalhe chamava a atenção na final dos 100 metros costas na raia 4 da piscina do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Com aval da organização, Raquel Viel nadou sem touca para cumprir uma promessa. A atleta, que luta contra o câncer de mama há seis meses, se classificou para o Mundial Paralímpico de Natação. "Ter feito o índice foi como se tivesse ganhado um ouro na Paralimpíada", festejou.

Com apenas 10% da visão, Raquel Viel foi diagnosticada com um tumor na mama esquerda após os Jogos do Rio-2016 e deu início à quimioterapia. Aos 34 anos, ela não sucumbiu e manteve a sua rotina no esporte paralímpico. "A quimioterapia me deixava muito cansada, sentia enjoo, tinha falta de ar e ficava com dor muscular de tanto tentar respirar durante o treino", contou.


No início, fazia um ciclo de quatro sessões de quimioterapia a cada 21 dias e, com o passar do tempo, o ciclo passou a ser de 12 sessões semanais. Em breve, Raquel Viel será submetida à cirurgia de quadrante - retirada de parte da mama comprometida. Seu retorno à natação vai depender do tempo de recuperação.

"Com 13 anos, perdi minha mãe com câncer. Ela sofreu bastante na químio e ficou aquela imagem dela no tratamento. Foi muito difícil no começo", lamentou. Aceitar a queda dos cabelos foi um dos desafios.

Foi a mãe quem colocou Raquel Viel na natação por acreditar que a atividade ajudaria no desenvolvimento da filha de 9 anos, que nasceu deficiente visual (congênito). Ela não quer ficar muito tempo longe das piscinas. "Espero me recuperar rápido da cirurgia para poder treinar para o Mundial". A competição será entre 30 de setembro e 6 de outubro, na Cidade do México.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.