Logo R7.com
RecordPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
‌

Alison dos Santos é indicado ao prêmio de Melhor Atleta do Ano

Recordista mundial dos 400m com barreiras, brasileiro está entre os dez candidatos ao prêmio masculino da World Athletics

Lance

Lance|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Piu é indicado a melhor atleta do ano Bernadett Szabo/Reuters - 13.09.2026

Alison dos Santos, o Piu, está na disputa pelo prêmio de Melhor Atleta do Ano da World Athletics. O brasileiro aparece entre os dez indicados na categoria masculina, em lista divulgada pela entidade nesta terça-feira (6). Ao todo, 20 atletas concorrem ao reconhecimento, sendo dez homens e dez mulheres.

Os finalistas serão definidos a partir de uma votação que reúne torcedores, atletas, profissionais da imprensa e integrantes da própria World Athletics. A cerimônia de premiação está marcada para 29 de novembro, em Mônaco.

‌

Temporada perfeita e recorde mundial

Piu chega à disputa após uma temporada de destaque nos 400m com barreiras. O brasileiro terminou o ano invicto na prova e ainda estabeleceu um novo recorde mundial. A marca foi alcançada em 27 de agosto, durante a etapa de Zurique da Diamond League. Alison cruzou a linha de chegada em 45s80, tornando-se o primeiro atleta a baixar a marca anterior e consolidando seu nome na história da modalidade.

Além do recorde, o brasileiro conquistou pela terceira vez a Diamond League e também levou o ouro no Mundial Ultimate, competição criada pela World Athletics. Na decisão, Piu superou dois de seus principais adversários na carreira: o norueguês Karsten Warholm e o americano Rai Benjamin. O brasileiro também possui duas medalhas de bronze olímpicas nos 400m com barreiras.

‌

Piu disputa prêmio com estrelas do atletismo

Entre os concorrentes de Alison está o sueco Armand Duplantis, que voltou a superar o recorde mundial do salto com vara e chegou à marca de 6,31 m.

Outro destaque é o americano Kenneth Bednarek, campeão dos 100m e dos 200m no Mundial Ultimate, além de vencedor dos 200m na Diamond League. O queniano Sabastian Sawe, por sua vez, aparece na lista após estabelecer o recorde mundial da maratona em Londres. A relação de indicados foi definida por um painel com oito estatísticos, formado por representantes da World Athletics e das seis associações continentais.

‌

Como será a votação?

A escolha dos finalistas será dividida em quatro grupos, cada um responsável por 25% do resultado. Participam do processo os fãs da World Athletics, atletas que disputaram competições da World Athletics Series em 2026, profissionais da mídia e integrantes da chamada Família World Athletics.

A votação termina à meia-noite do horário da Europa Central no dia 17 de outubro. Os três melhores colocados de cada gênero avançam como finalistas para a cerimônia de novembro.

‌

Indicados ao prêmio de Melhor Atleta do Ano

Masculino

  • Alison dos Santos (Brasil) - 400m com barreiras
  • Kenneth Bednarek (EUA) - 100m e 200m
  • Kristjan Ceh (Eslovênia) - lançamento do disco
  • Andy Diaz Hernández (Itália) - salto triplo
  • Armand Duplantis (Suécia) - salto com vara
  • Collen Kebinatshipi (Botswana) - 400m
  • Josh Kerr (Grã-Bretanha) - 1.500m e 3.000m
  • Rumesh Tharanga Pathirage (Sri Lanka) - lançamento do dardo
  • Sabastian Sawe (Quênia) - maratona
  • Ja’Kobe Tharp (EUA) - 110m com barreiras

Feminino

  • Tigst Assefa (Etiópia) - maratona
  • Chase Jackson (EUA) - arremesso do peso
  • Melissa Jefferson-Wooden (EUA) - 100m e 200m
  • Agnes Ngetich (Quênia) - meia-maratona, 3.000m e 10km
  • Marileidy Paulino (República Dominicana) - 400m
  • María Pérez (Espanha) - marcha atlética
  • Camryn Rogers (Canadá) - lançamento do martelo
  • Masai Russell (EUA) - 100m com barreiras
  • Andrey Werro (Suíça) - 800m
  • Yan Ziyi (China) - lançamento do dardo

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.